fbpx
Blog

Prescrição Médica Virtual – Benefícios e como utilizar

Esse tipo de prescrição vem se tornando cada vez mais conhecida e se populariza entre médicos e pacientes. A tendência é que as prescrições digitais passem a ser usadas por cada vez mais profissionais, pelos benefícios que veremos a seguir.

Em um primeiro momento é comum pensar que toda a transição para o modelo totalmente digital vai acarretar mais despesas para todos que passarem a usá-lo. Por isso, diversos médicos se mostram resistentes à mudança para as receitas online. Contudo, a verdade é exatamente o oposto, e esse tipo de prontuário trará diversos benefícios tanto para médicos quanto para pacientes e farmácias.

Como funciona a prescrição médica digital

Esse tipo de receituário abandona completamente o uso de papel para alguns tipos de medicamentos e passa a funcionar de maneira 100% online. Ao ter acesso aos exames e informações do paciente, o médico emite o documento via internet. O paciente recebe por e-mail o arquivo da receita com assinatura digital, dessa forma é possível saber exatamente qual profissional está receitando os remédios e tratamentos descritos no documento. Além disso, todo o sistema é criptografado e só pode ser acessado por médicos e farmácias, garantindo total segurança aos usuários. Assim, o paciente vai direto ao local onde deseja comprar os medicamentos e consegue comprá-lo sem ter a receita em mãos.

A prescrição médica digital ainda traz uma série de vantagens para todos os envolvidos. Confira:

Maior agilidade

Um dos principais fatores de melhora é, sem dúvidas, a agilidade. Em muitos casos, a receita é emitida logo após a consulta com o médico e, em situações como essa, a única vantagem é que o paciente não precisa se preocupar em carregar o documento emitido pelo profissional da clínica ou hospital até a farmácia onde vai comprar os remédios. Porém o quadro muda de figura quando falamos de tratamentos contínuos.

Com esse tipo de tratamento, é comum que os pacientes necessitem dos medicamentos por longos períodos. Com o modelo de papel, era necessário retirar a receita na clínica ou hospital, mesmo que não houvesse consulta marcada. Porém, com a mudança para o digital, os pacientes ou responsáveis vão diretamente nas farmácias e conseguem os remédios sem intermediários, facilitando muito a vida de quem precisa dos produtos.

Controle de fraudes e interpretação

O modelo digital também é extremamente eficaz para combater fraudes e evitar que pessoas consigam os remédios sem que eles tenham de fato sido indicados por um médico responsável. Isso acontece porque, com todo o processo sendo feito de forma digital, torna-se impossível que assinaturas de médicos e carimbos utilizados nas receitas em papel sejam falsificados.

Outro problema muito comum é a dificuldade de identificar remédios, dosagens e tratamentos especificados pelo médico na prescrição. Isso acontece por problemas de interpretação da grafia de muitos profissionais, o que não só pode fazer com que a condição do paciente não seja combatida como deve, como pode gerar diversos problemas diferentes. Na receita on-line, tudo é digitado, fazendo com que o médico não precise escrever nada a mão.

Alívio nas contas

Mais uma vantagem é a grande economia que o modelo digital vai proporcionar. Quando vistos de forma mais superficial, os gastos com papel e carimbo não parecem tão relevantes, mas, levando em consideração a quantidade de receitas emitidas em centros médicos e hospitais, o fim do uso desses dois materiais vai representar uma grande economia a longo prazo.


Interessado em receber mais informações? Preencha nosso formulário e siga por dentro das inovações do setor de saúde brasileiro.

ebook tele banner Prancheta 1 copia 4 2

Conheça a plataforma Dr. TIS e receba os conteúdos dos nossos especialistas

Cadastre-se

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

💬 Fale Conosco