fbpx
Blog

Como otimizar sua gestão de tempo com a Telemedicina e Telerradiologia

A Telemedicina e a Telerradiologia consistem em soluções tecnológicas que permitem o contato do médico com o paciente ou com um exame de forma mais rápida e podem melhorar a sua gestão do tempo.

Os serviços médicos podem ser realizados à distância, além do acesso e emissão de laudos diagnósticos. Facilitam o acesso a inúmeros pacientes, essas tecnologias ajudam a melhorar a gestão de tempo em clínicas e hospitais.

É preciso pensar a partir da gestão de operações

Caso a sua clínica queira otimizar tempo e recursos no dia a dia, deve se atentar para questões em torno da gestão de operações. Isso significa avaliar e aprimorar os processos, eliminando, de vez, práticas obsoletas e aderindo ao que a tecnologia tem de melhor.

Para isso, é preciso analisar o que há de soluções em tecnologia no mercado e se existe viabilidade em implantar cada uma delas. Além disso, as técnicas e procedimentos devem obedecer às exigências da lei, que devem ser prioridades de atualização por parte dos gestores.

Tecnologia e instituições de saúde

A tecnologia é capaz de colaborar para processos tanto administrativos como operacionais de clínicas, hospitais e demais instituições. A Telemedicina e a Telerradiologia são exemplos disso.

A prioridade na escolha desse tipo de recurso, além do estudo da viabilidade de implantação, é o teor de segurança durante a transmissão e armazenamento desses dados clínicos.

Como a Telemedicina e a Telerradiologia colaboram para melhor gestão do tempo

A Telemedicina e a Telerradiologia abrangem o que chamamos de Tecnologias de Comunicação e Informação (TICs) em relação aos serviços na área da saúde.

Isso significa que essa tecnologia aprimora a comunicação e o resultado é agilidade nos processos. Por exemplo, o tempo entre a realização de um exame e seu encaminhamento ao médico para avaliação é muito mais rápido se usamos esse tipo de tecnologia.

Por outro lado, em procedimentos tradicionais, por assim dizer, os exames são realizados, impressos e passam por setores até chegar às mãos do médico.

Nesse contexto, o documento está muito mais propício a ser extraviado, além de demorar muito mais tempo para chegar ao seu destino.

Acesso aos exames e prontuários pela Internet

Nesse campo, há grande preocupação em relação ao sigilo médico em torno dos dados dos pacientes. Há tecnologia em torno da segurança dos dados e seu armazenamento.

O acesso é simplificado, por meio de dispositivos conectados à Internet, que permite visualização e edição de forma simples e rápida.

Com isso, processos como agendamento de consultas, prontuários eletrônicos, diagnóstico e realização dos exames acontecem de forma mais produtiva.

As soluções em torno da Telemedicina e da Telerradiologia não visam apenas a melhoria na gestão do tempo, mas visam diminuir as barreiras entre a Medicina e aqueles que precisam de atendimento.

Para os profissionais da saúde, representam um avanço na prestação de serviços e, para as instituições, uma solução para otimização de seu tempo.

É interessante, então, que a sua clínica avalie as possibilidades em torno de iniciar a implantação dessas tecnologias, a fim de acompanhar essa evolução.


ebook tele banner Prancheta 1 copia 4

Conheça a plataforma Dr. TIS e receba os conteúdos dos nossos especialistas

Cadastre-se

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

💬 Fale Conosco