Interessado na Plataforma?

Como otimizar sua gestão de tempo com a Telemedicina e Telerradiologia

Interessado na Plataforma?

Compartilhe essa Publicação

Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Como otimizar sua gestão de tempo com a Telemedicina e Telerradiologia

A Telemedicina e a Telerradiologia consistem em soluções tecnológicas que permitem o contato do médico com o paciente ou com um exame de forma mais rápida.

Os serviços médicos podem ser realizados à distância, além do acesso e emissão de laudos diagnósticos. Facilitam o acesso a inúmeros pacientes, essas tecnologias ajudam a melhorar a gestão de tempo em clínicas e hospitais.

É preciso pensar a partir da gestão de operações

Caso a sua clínica queira otimizar tempo e recursos no dia a dia, deve se atentar para questões em torno da gestão de operações. Isso significa avaliar e aprimorar os processos, eliminando, de vez, práticas obsoletas e aderindo ao que a tecnologia tem de melhor.

Para isso, é preciso analisar o que há de soluções em tecnologia no mercado e se existe viabilidade em implantar cada uma delas. Além disso, as técnicas e procedimentos devem obedecer às exigências da lei, que devem ser prioridades de atualização por parte dos gestores.

Tecnologia e instituições de saúde

A tecnologia é capaz de colaborar para processos tanto administrativos como operacionais de clínicas, hospitais e demais instituições. A Telemedicina e a Telerradiologia são exemplos disso.

A prioridade na escolha desse tipo de recurso, além do estudo da viabilidade de implantação, é o teor de segurança durante a transmissão e armazenamento desses dados clínicos.

Como a Telemedicina e a Telerradiologia colaboram para melhor gestão do tempo

A Telemedicina e a Telerradiologia abrangem o que chamamos de Tecnologias de Comunicação e Informação (TICs) em relação aos serviços na área da saúde.

Isso significa que essa tecnologia aprimora a comunicação e o resultado é agilidade nos processos. Por exemplo, o tempo entre a realização de um exame e seu encaminhamento ao médico para avaliação é muito mais rápido se usamos esse tipo de tecnologia.

Por outro lado, em procedimentos tradicionais, por assim dizer, os exames são realizados, impressos e passam por setores até chegar às mãos do médico.

Nesse contexto, o documento está muito mais propício a ser extraviado, além de demorar muito mais tempo para chegar ao seu destino.

Acesso aos exames e prontuários pela Internet

Nesse campo, há grande preocupação em relação ao sigilo médico em torno dos dados dos pacientes. Há tecnologia em torno da segurança dos dados e seu armazenamento.

O acesso é simplificado, por meio de dispositivos conectados à Internet, que permite visualização e edição de forma simples e rápida.

Com isso, processos como agendamento de consultas, prontuários eletrônicos, diagnóstico e realização dos exames acontecem de forma mais produtiva.

As soluções em torno da Telemedicina e da Telerradiologia não visam apenas a melhoria na gestão do tempo, mas visam diminuir as barreiras entre a Medicina e aqueles que precisam de atendimento.

Para os profissionais da saúde, representam um avanço na prestação de serviços e, para as instituições, uma solução para otimização de seu tempo.

É interessante, então, que a sua clínica avalie as possibilidades em torno de iniciar a implantação dessas tecnologias, a fim de acompanhar essa evolução.

 


 

Precisa de um software para atender sua clínica? Preencha o formulário e fale conosco!

Compartilhe essa Publicação

Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email