fbpx
Blog

Crescimento em consultórios com uso da Telemedicina

Que a tecnologia veio para otimizar nossa vida todo mundo já sabe, mas quando imaginamos um dia fazer uma consulta médica que não fosse presencial? Com as novidades da telemedicina, isso passou a ser possível. Crescimento em consultórios com uso da Telemedicina já acontece em muitos hospitais e clinicas, em que o paciente se consulta com o profissional por meio da tela do computador, celular, tablete, notebook ou outro dispositivo eletrônico.

Utilizando modernas tecnologias da informação e telecomunicações para o fornecimento de informação e atenção médica a pacientes e outros profissionais de saúde situados em locais distantes.

A necessidade da Telemedicina se deu pelas dificuldades de locomoção que muitos pacientes têm, devido às suas condições de saúde, idade avançada ou pela distância entre o consultório e a residência do paciente. Além disso, o atendimento dessa forma é muito mais ágil, prático e imediato, não necessitando uma fila de espera para ser atendido.

Com a pandemia do novo Coronavírus que ainda assola nosso planeta, reforçou-se ainda mais a necessidade da telemedicina. Pacientes com Covid ficam em isolamento, além de não poder formar aglomerações em ambientes fechados, o que reforçou a importância de um teleatendimento.

Os benefícios para o seu consultório

Na maioria dos casos, a tecnologia surge para otimizar a rotina tanto das empresas como de seus clientes. A telemedicina também passou a ser para ambos os lados. As práticas da telemedicina incluem a teleassistência, tele-educação, emissão de laudos a distância, entre outras atividades que aperfeiçoam o diagnóstico, facilitam a rotina e o trabalho dos profissionais da saúde, instituem estratégias terapêuticas mais assertivas e melhoram a qualidade de vida dos pacientes.

Aliado a isso, outras tecnologias passaram a ser incorporadas à telemedicina para aprimorá-la ainda mais, como:

  • Prontuários digitais: que podem ser acessados aonde o profissional estiver;
  • Dispositivos de aferição que permite aos médicos acompanhar e monitorar os batimentos cardíacos ou índice glicêmico dos pacientes a distância e agir preventivamente;
  • Inteligência Artificial (IA): capaz de resolver cálculos complexos para reconhecer padrões e até simular aspectos humanos, ajudando no diagnóstico;
  • Computação em nuvem: onde os dados dos pacientes são compartilhados de forma segura na nuvem, podendo ser acessados pelos profissionais ou pelo próprio paciente.

Na gestão clínica, a telemedicina propicia benefícios clínicos e econômicos para a tríade paciente, médico e gestor do consultório. Confira os principais benefícios:

ebook tele banner Prancheta 1 copia 4

Atendimento mais rápido e personalizados

A rotina de um médico não é nada fácil e facilitá-la pode ser sinônimo de mais agilidade no atendimento e maior qualidade nos tratamentos. Com a telemedicina, o profissional pode atender remotamente tanto um paciente que se sente mal quanto aqueles pacientes que precisam ficar isolados em casa devido a Pandemia. Pessoas com comorbidades ou idosas não precisam se locomover com tanta frequência para o consultório.

Mais velocidade para a agenda do consultório

Grande parte dos consultórios tem uma extensa agenda para atender muitos pacientes diariamente. Otimizar essa programação pode ser muito útil. Teleconsultas costumam ser mais rápidas, não exigem tantos materiais e dão mais velocidade para todos os processos.

Dessa forma, a clínica consegue atender ainda mais pacientes e sua agenda fica mais liberada, diminuindo a fila de espera por uma consulta e a insatisfação por parte dos pacientes.

Menos custos

Um atendimento digital demanda menos custos com aparelhos, espaço, sala de espera, água, energia e até itens descartáveis como copos plásticos. Tudo isso proporciona um crescimento em consultórios com uso da Telemedicina.


Conte com as nossas soluções para modernizar a gestão do seu consultório.

Conheça a plataforma Dr. TIS e receba os conteúdos dos nossos especialistas

Cadastre-se

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

💬 Fale Conosco