Interessado na Plataforma?

A medicina do futuro e os consultórios virtuais

Interessado na Plataforma?

A medicina do futuro e os consultórios virtuais

Compartilhe essa Publicação

Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

A medicina do futuro e os consultórios virtuais

O impacto da tecnologia na sociedade não se restringe há apenas alguns aspectos. O modo como a internet e a inovação tecnológica reinventa o modo de se empreender, de se cuidar, e de cuidar dos outros é um dos principais benefícios dessa nova era.

A medicina é uma das áreas mais antigas e mais importantes para a nossa sociedade. A vida é muito importante, e cuidar da saúde é um esforço que movimenta bilhões de pessoas em busca de atendimentos médicos.

Assim como outros serviços que eram prestados apenas presencialmente, a internet disponibiliza para as pessoas a medicina do futuro. Apesar de aparentar uma ideia de que só irá acontecer no futuro, o futuro é hoje, e a medicina se reinventa cada dia mais em busca do seu aprimoramento.

O que a tecnologia está fazendo?

É fato que a ciência e o conhecimento são aliados do aperfeiçoamento das técnicas e medicamentos. E é fato também que a tecnologia serve generosamente para esses estudos e novos testes.

Ou seja, a inovação, que pode ser vista como o futuro, coloca o paciente com os melhores tratamentos e exames disponíveis para esse presente. Além disso, a inovação cria caminhos e oportunidades de diferentes abordagens e possibilidades.

Quando pensamos nesses novos caminhos e possibilidades estamos falando dos consultórios virtuais. De que maneira eles podem substituir a consulta presencial, e em que medida essa inovação é realmente positiva para nós?

Consultórios virtuais: o futuro chegou!

Esses consultórios causam diversas discussões e debates sobre a eficácia desses atendimentos remotos. A possibilidade de ser atendido pelo seu médico direto do conforto da sua casa pode ser um ponto positivo e que reduz deslocamentos e perdas de tempo.

Porém, para algumas pessoas essa novidade não foi bem recebida, haja vista que a presença do médico e a avaliação feita presencialmente também tem a sua importância. Nesse sentido, é importante esclarecer algumas dúvidas, que se não respondidas, colocam empecilhos nessa inovação.

Os consultórios virtuais servem apenas para alguns casos, os principais envolvem o retorno de exames e também consultas psicológicas, por exemplo. É claro que existem mais campos que podem ser abordados, mas é importante entender que o foco continua sendo a saúde do paciente e o bom atendimento.

Todos os atendimentos podem ser realizados via internet?

Atendimentos de urgência e outros casos precisam continuar sendo realizados presencialmente, até que haja uma tecnologia que realmente coloque o profissional em plenas condições de realizar esse atendimento mais específico via internet.

Mas, nos casos em que a consulta virtual pode existir é uma maneira de reduzir gastos e continuar recebendo o mesmo atendimento de qualidade. Por exemplo, no caso de retornar ao médico para mostrar um exame pode ser mais interessante esse atendimento virtual.

Isso também, pois, em casos de exames radiológicos, por exemplo, existem softwares para armazenamento das imagens, central de laudo, e também um portal de resultado do paciente. Ou seja, facilita e muito ambas as partes desse processo.

Conclusão

A inovação tecnológica trouxe e continuará trazendo muitos benefícios para a humanidade. Mas, é preciso saber utilizar desses recursos e saber que eles estão disponíveis como possibilidades, e não regras.


Gostou desse artigo? Conheça o nossas soluções, nós da Dr. TIS trabalhamos exatamente com softwares para a Telemedicina e Telerradiologia.

Compartilhe essa Publicação

Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email