Interessado na Plataforma?

Entrega de exames online reduz o risco de contaminação

Interessado na Plataforma?

Entrega de exames online reduz o risco de contaminação

Compartilhe essa Publicação

Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Entrega de exames online reduz o risco de contaminação

A entrega de exames online transformou-se em necessidade diante da chegada da Covid-19, mas sempre foi uma solução eficaz para reduzir o risco de contaminação em clínicas e hospitais — independentemente do vírus ou da bactéria. A prática evita o contato físico e foi adotada com ainda mais rigor por instituições de saúde agora na pandemia.  

No entanto, muita gente não sabe que, além dos exames laboratoriais, já é possível a entrega remota de exames de imagem. É o caso de exames de radiologia que também podem ser enviados pela internet, sem necessidade do paciente buscar os resultados pessoalmente.

A importância de reduzir o risco de contaminação em clínicas e hospitais

O alto risco de contaminação pelo novo coronavírus exigiu a adoção de medidas de distanciamento social. Os hospitais se tornaram espaços perigosos para se frequentar, especialmente para aqueles pacientes com doenças crônicas e idade avançada. Por isso, é preciso avaliar a necessidade de procurar uma instituição de saúde. Evitar ou diminuir a frequência de consultas e exames é a melhor saída para evitar exposição ao vírus.

A troca de informações de pacientes no ambiente digital

Hoje, existem diversas alternativas para que pacientes de risco não abandonem os tratamentos, mesmo deixando de ir aos hospitais. A tecnologia já estava disponível e pronta para conquistar mais espaço, quando a pandemia chegou e acelerou o processo de utilização. Estão aí a telemedicina e a entrega de exames online, só para dar dois exemplos.

No caso de exames laboratoriais ou exames de radiologia, os dados de pacientes podem ser enviados diretamente para médicos e/ou instituições de saúde através de plataformas digitais — que devem ter os certificados de segurança necessários para garantir a confidencialidade das informações. Estão incluídos nesse processo o envio de prontuários e laudos médicos, além de exames laboratoriais e de imagem. 

Também existe o caso em que o paciente recebe os pedidos de exame e receitas de forma online, podendo ter acesso aos seus prontuários sem necessidade de se expor ao vírus saindo de casa. Para ambos os casos, só é necessário um cadastro com login e senha para acessar o serviço e baixar as imagens e os documentos.

O processo de entrega de exames de telerradiologia e laudos online

Um técnico capacitado é responsável por operar os sistemas específicos relacionados à telerradiologia, por exemplo. Assim que um raio-X fica pronto, a imagem é arquivada e enviada diretamente para o médico radiologista.

O laudo é assinado com ferramentas digitais seguras e pode ser visualizado, posteriormente, pelo paciente, pelos médicos especialistas e/ou pelas instituições de saúde. Essa ferramenta é capaz de evitar uma série de encontros presenciais para análise de resultados e orientação de tratamentos. Além disso, é uma economia de tempo — acelerando diagnósticos, com orientações rápidas para casos de alto risco.

A adoção dos sistemas de entrega de exames online

A adoção de sistemas de entrega de exames online se tornou uma adaptação obrigatória para instituições de saúde que querem manter serviços de alta qualidade: protege o paciente sem comprometer o tratamento. São recursos essenciais durante ou no pós-pandemia. 

Veja o caso dos tratamentos de câncer. Pacientes oncológicos ficam com a imunidade baixa. Por que expor esses pacientes se existem maneiras de diminuir a frequência das visitas ao hospital? As plataformas digitais para entrega de exames laboratoriais e de imagens, assim como os  laudos, já estão disponíveis.

Precisa de ajuda para oferecer serviços de telerradiologia de ponta? Preencha o formulário para entrarmos em contato!

Compartilhe essa Publicação

Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email