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Pronto-atendimento e Telemedicina

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Pronto-atendimentos e a telemedicina

Com a chegada do novo coronavírus ao Brasil, a telemedicina ganhou destaque já que os atendimentos remotos ajudam no combate à propagação da doença. Por isso, o governo sancionou a Lei 13.989/20, que autoriza a operação desse serviço enquanto durar a pandemia. A telemedicina, no entanto, não substitui a medicina tradicional. Ela é uma ferramenta à disposição do sistema de saúde — e pode ajudar muito.

Teleassistência e telerradiologia

As principais formas de telemedicina são a teleassistência e a telerradiologia. Ambas são atividades regulamentadas mundialmente pelo American Telemedicine Association (ATA) e, no Brasil, pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) — resolução nº 1.890/2009 e despacho SEJUR nº 194/2013.

Com a teleassistência, é possível fazer a triagem dos pacientes, coletando seus dados e transmitindo para os profissionais através da internet. Assim, serviços da rotina clínica — como agendamento, acompanhamento de pacientes e consultas — são transportados para o ambiente digital.

A telerradiologia é uma ferramenta de armazenamento de exames de imagem realizados em uma instituição de saúde (clínica ou hospital). Quando finalizados, esses exames podem ser acessados por profissionais de saúde autorizados. Médicos podem emitir o laudo à distância e compartilhá-lo com sua equipe e com o próprio paciente.

Benefícios para pronto-atendimentos

A telemedicina também pode ser uma grande aliada para desafogar o sistemas de saúde. Não apenas com as teleconsultas — que evitam o deslocamento de médicos e pacientes —, mas também nas emergências de clínicas e hospitais. 

Na plataforma Dr. TIS, por exemplo, o paciente sem sintomas aparentemente graves passa por uma triagem virtual e, em seguida, é encaminhado à consulta remota para avaliação. É nesse momento que o médico indica ou não o deslocamento para uma emergência. 

Esse sistema à distância evita superlotação, filas e exposição a doenças. Além disso, reduz os gastos com manutenção e coloca mais profissionais à disposição de quem precisa de atendimento de urgência. O custo da instituição de saúde pode cair consideravelmente, enquanto o número de pacientes atendidos tende a subir.

Com a telemedicina, todos saem ganhando

Os benefícios do atendimento remoto são muitos:

– acessibilidade — com acolhimento de pacientes onde e quando for necessário; 

– agilidade no atendimento — e, por isso, mais atendimentos atendidos; 

– resposta ágil;

– economia de tempo e investimento;

– redução do custo operacional.

O ambiente digital também permite que profissionais de saúde troquem informações entre si — seja com a equipe com a qual trabalham, seja com profissionais de outras instituições que possam auxiliar em atendimentos especializados. 

Plataforma completa e segura

A equipe da Dr. TIS tem mais de 25 anos de experiência em softwares de gestão e desenvolve sistemas para áreas de saúde. A empresa oferece produtos integrados e 100% web, que são capazes de armazenar, processar e fornecer aos profissionais e instituições as informações necessárias para um atendimento rápido e eficiente. A plataforma conta com serviços de armazenamento imagens, central de laudo, portal de resultados e agendamento online. Uma ferramenta que traz conforto, além de economia de tempo e investimento para médicos e pacientes.

Um serviço seguro

Consultas médicas são sigilosas — independentemente de serem presenciais ou por atendimento remoto — e, por isso, a Dr. TIS segue todas as normas e políticas de segurança para evitar vazamento de dados. O acesso a informações de anamneses, diagnósticos, prescrições médicas, exames de imagens e laudos ficam armazenados nos servidores da empresa, seguindo o regulamento do Conselho Federal de Medicina. 

A Dr. TIS possui certificação da SBIS (NGS1 e NGS2) que garante a adequação à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). 

Acesse o Dr.TIS: telemedicina segura, confiável e essencial para um serviço de excelência.

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