fbpx
Blog

Como montar meu consultório virtual utilizando uma Plataforma de Telemedicina?

consultorio-virtual telemedicina dr tis

A medicina evolui constantemente e de forma cada vez mais acelerada. Os tradicionais consultórios médicos, por exemplo, já não dependem de espaço físico. Com a chegada da pandemia — e a regulamentação temporária da teleconsulta —, a adesão ao chamado consultório virtual só cresce. Ele permite o contato entre médicos e pacientes à distância, facilitando, em alguns casos, diagnósticos e acompanhamento de pacientes crônicos, que moram em locais remotos ou que têm algum problema de locomoção.

O que é um Consultório Virtual?

O Consultório Virtual é uma ferramenta de telemedicina que possibilita o atendimento médico à distância em um ambiente digital. Por chamada de áudio e vídeo, médicos podem fazer anamnese de pacientes, indicar diagnósticos, fazer requisição de exames, fornecer receitas e manter o acompanhamento de casos que não precisam de avaliação física presencial.

Entre os serviços disponíveis para consultórios virtuais, estão:

• Agenda para marcação de consultas;

• Acesso e armazenamento de exames digitais;

• Elaboração e envio de receituário digital;

• Armazenamento do prontuário digital;

• Área de cadastro do paciente;

• Espaço para pagamento.

Todos os dados se ficam disponíveis na nuvem, dentro do ambiente digital. Dessa forma, médicos e pacientes autorizados podem acessar as informações trocadas durante a consulta em qualquer lugar.

Como montar meu consultório virtual?

Vantagens do Consultório Virtual

O consultório virtual tem algumas vantagens em relação aos consultórios tradicionais. Entre elas:

• Economia de tempo: Isso vale tanto para o paciente quanto para o médico — que não precisarão se deslocar para fazer a consulta. O profissional também consegue fazer encaixes na agenda e acessar, rapidamente, o histórico e os exames dos pacientes através de qualquer equipamento que tenha acesso à internet — celular, tablet ou computador.

• Economia de dinheiro: os custos para a manutenção de um consultório virtual giram em torno da mensalidade da ferramenta de telemedicina e do valor da contratação de um pacote de internet. 

• Agilidade e praticidade na marcação de consultas: Os pacientes podem acessar o agendamento online a qualquer momento sem depender de uma ligação telefônica para encontrar o melhor horário. Para os médicos, a vantagem é não depender de uma secretária para cumprir com essa demanda. 

• Flexibilidade: Como o consultório funciona em um ambiente digital, permite que médicos e pacientes acessem dados, prontuários e resultados de exames a qualquer hora do dia — desde que autorizados.

Como montar um Consultório Virtual

Para montar um consultório virtual, é necessário contratar uma plataforma segura de telemedicina que ofereça os serviços descritos acima. As ferramentas também são capazes de integrar dados já digitalizados. Além disso, a maioria das plataformas permite personalizar o ambiente virtual (cores e logomarca) — gerando uma imediata identificação por parte do paciente.

Segurança

Escolha uma plataforma de telemedicina que tenha um sistema de segurança próprio e que já atue de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados. A nova legislação foi criada para proteger informações cadastradas na ferramenta.

Quer conhecer uma plataforma de telemedicina que já está de acordo com a LGPD? Clique aqui, preencha nosso formulário e nós mostramos para você todos os serviços disponíveis para montar o seu consultório virtual com agilidade e segurança.

Leia também o artigo Como a plataforma de telemedicina aproxima médicos e pacientes?

ebook tele banner Prancheta 1 copia 4

Conheça a plataforma Dr. TIS e receba os conteúdos dos nossos especialistas

Cadastre-se

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

💬 Fale Conosco