fbpx
Blog

Origem e importância do padrão HL7 para Informações de Saúde

O americano Donald W. Simborg  foi o criador original do protocolo de Nível 7 (em 1977), que mais tarde acabou por ser transformado no padrão HL7. 

Donald estava envolvido no desenvolvimento de sistemas departamentais baseados em minicomputadores na Universidade Johns Hopkins, em Baltimore, MA, e programava em uma linguagem chamada APL. Mais tarde, ele continuou a desenvolver sistemas na Universidade da Califórnia em San Francisco (UCSF) e  foi nessa época que ele decidiu começar a usar uma rede LAN para interconectar suas várias aplicações em um hospital, e assim sentiu a necessidade de desenvolver o primeiro protocolo padrão, a ser utilizado na área da saúde.

Em seguida, ele fundou uma empresa (Simborg Systems) que vendia uma solução baseada em LAN, usando uma versão estendida do protocolo original que ele desenvolveu na UCSF. A Simborg Systems decidiu então abrir o seu protocolo de nível 7, e organizou a primeira reunião sobre o que viria a ser o padrão HL7, em março de 1987.

Hoje, o padrão HL7 é uma organização de desenvolvimento de padrões sem fins lucrativos, dedicada a fornecer uma estrutura abrangente de protocolos internacionais para intercâmbio de dados eletrônicos relacionados a troca, integração, compartilhamento e recuperação de informações em todos os ambientes da área da saúde, integrando informações de natureza clínica e administrativa.

Esta iniciativa vem de encontro com a crescente preocupação, na área da Saúde e da Tecnologia da Informação, de buscar soluções que possam integrar os diversos sistemas de informações em Saúde de forma transparente e flexível.

Saiba mais sobre o HL7 nos sites oficiais: www.hl7.org e www.hl7.com.br

Conheça a plataforma Dr. TIS e receba os conteúdos dos nossos especialistas

Cadastre-se

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

💬 Fale Conosco