Você sabe o papel do marketing na área da saúde? Descubra a sua importância e como realizá-la de forma assertiva seguindo os princípios do conceito.
O que é marketing na saúde?
“Marketing é um processo administrativo e social por meio do qual indivíduos e grupos obtêm o que precisam e desejam com a geração, oferta e troca de produtos valiosos com seus iguais.” Philip Kotler
Assim, o marketing é aplicado a diversos setores e segmentos por empresas no mundo todo.
Mas porque utilizá-lo no setor da saúde?
Uma pesquisa desenvolvida pela pela Rock Health em 2016 constatou que 71% dos entrevistados buscam informações sobre saúde na internet.
Logo, dada a procura pelos serviços de saúde, é importante se posicionar em diversos canais, como na internet, de maneira estratégica e assertiva.
Isso permite:
- Se posicionar como autoridade;
- Aumentar o conhecimento da marca;
- Aumentar quantidade pacientes;
- Fidelizar pacientes;
E muito além do que muitos pensam, o marketing na área da saúde pode ser utilizado por
- Profissionais;
- Hospitais;
- Clínicas;
- Empresas de home care;
- E operadoras de plano de saúde;
Como fazer marketing na área da saúde?
1- Coloque o paciente no centro do processo
Segundo a teoria do desenvolvimento do cliente desenvolvida pelo Steve Blank, renomado empreendedor que desenvolveu a base para a criação de negócios de sucesso, para ter um negócio de impacto e renome, é importante fazer um negócios com base nas necessidades e desejos dos clientes.
Na área da saúde não é diferente, é importante mapear as necessidades do seu paciente para desenvolver estratégias de marketing que contemplem suas necessidades e gere valor.
Para isso, liste os principais:
- Problemas;
- Sonhos;
- Objeções (aqueles ‘’mas’’ que o paciente coloca como barreira na hora de contratar o serviço);
Com essas informações em mãos, no contexto de marketing digital é possível produzir conteúdo de qualidade para o paciente.
E o marketing não se restringe apenas a redes sociais, pois também pode ser aplicado durante o atendimento prestado ao paciente.
Pois é importante realizar uma gestão do cuidado que seja focado nas suas dores, sonhos e que quebre as objeções, isso aumenta a aderência ao tratamento e proporciona uma experiência mais assertiva.
2- Não seja mais do mesmo
Anteriormente, você percebeu a importância de desenvolver uma comunicação e proporcionar um serviço focado no paciente, mas será que só isso basta?
A verdade é que, com a alta competitividade do setor da saúde e a massiva quantidade de instituições médico hospitalares, principalmente na área de auditoria, só isso não é suficiente.
Segundo a teoria demonstrada no livro Oceano Azul da autora W. Chan Kim, é importante se destacar com um posicionamento voltado no seu diferencial competitivo em detrimento da concorrência.
Assim é possível sair do mar sangrento repleto de brigas por preços e navegar em um oceano azul cheio de possibilidades e novos mercados.
Portanto, reflita, o que você pode proporcionar de diferente que agregaria para o seu paciente?
O que as outras empresas não entregam e você poderia proporcionar na entrega do atendimento e nos canais de comunicação da marca?
Esse posicionamento contribui para aumentar o conhecimento da sua instituição de saúde e o poder da sua marca.
3- Crie uma tribo
Apenas se comunicar, não basta. Boas instituições de saúde se comunicam da forma correta , isso se baseia em dois fatores imprescindíveis.
Primeiro, é importante comunicar o propósito da instituição de saúde.
Qual a missão da empresa?
Porque vocês realizam o atendimento de qualidade ao paciente?
O que move a equipe?
Dessa forma, ao comunicar o propósito, é possível mobilizar os pacientes para construir essa missão junto com a empresa.
Pessoas mobilizadas e engajadas, levam a mensagem da marca mais longe.
E segundo, além de fazer marketing, é importante construir um bom relacionamento com os pacientes e potenciais pacientes.
E como todo relacionamento, a escuta é uma parte fundamental desta troca.
Como diria Seth Godin:
Um bom líder dá voz aos liderados
Portanto escute o que os pacientes da instituição de saúde falam, faça com que as pessoas se sintam pertencentes e protagonistas da história que vocês criam juntos.
4- Seja visto e notado
Para expandir mercado e conquistar novos pacientes é importante estar presente nos mais variados canais de comunicação de maneira online e offline.
Com a pandemia, é imprescindível o posicionamento no meio digital.
Como diria Bill Gates:
Em alguns anos vão existir dois tipos de empresas: as que fazem negócios na internet e as que estão fora dos negócios.
Portanto, desenvolva a comunicação da sua instituição nos meios digitais.
As redes sociais que ganham destaque são:
Portanto, o marketing desempenha um papel de extrema importância no posicionamento de empresas da área da saúde, e existem diversas estratégias para realizá-lo de forma assertiva.
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