fbpx
Blog

5 benefícios das soluções cloud na área da saúde

5 benefícios das soluções cloud na área da saúde

Há alguns anos falávamos que as soluções cloud seriam uma tendência de mercado. E de fato, elas se tornaram uma realidade de muitas empresas. No entanto, há ainda aqueles que se sentem receosos ao uso das soluções na nuvem. Na área da saúde, é comum encontrarmos essa resistência a colocar todos os dados na nuvem. Para muitos gestores parece pouco palpável não ter seus dados ali na sala ao lado nos seus servidores locais.

Neste artigo buscamos desmistificar as soluções na nuvem e porque é uma ótima opção utilizar essa tecnologia na área da saúde. Rapidamente podemos listar 5 benefícios valiosos que as soluções cloud trazem para as instituições de saúde:

  1. Redução de custos
  2. Escalabilidade
  3. Segurança dos dados
  4. Mobilidade
  5. Agilidade na implantação e atualização

Antes de falarmos de cada um desses benefícios, vamos ao conceito sobre soluções cloud.

soluções cloud

O que é Cloud Computing?

Popularmente conhecido como soluções na nuvem, cloud computing ou computação na nuvem é uma tecnologia que permite o uso remoto de recursos da computação por meio da conectividade da Internet. Dessa forma, a computação em nuvem permite que o usuário os acesse um determinado software por meio de qualquer computador, tablet ou smartphone. Tudo isso sem a necessidade de conectar-se a um computador pessoal ou servidor local.

Resumidamente, ao optar por uma solução na nuvem na área da saúde não precisa investir em servidores e hardwares para armazenar tanto o software quanto os dados gerados a partir dele.  Um exemplo prático é o uso do PACS na nuvem, que pode ser acessível de qualquer lugar, mesmo fora da instituição de saúde e armazena todas as imagens dos exames dos pacientes com um custo menor, além de outros benefícios.

Leia o e-book completo O que é PACS: 9 vantagens para a sua clínica. Faça o download, é gratuito.

Principais benefícios de utilizar uma solução cloud na área da saúde

cloud computing

Redução de custos

Um dos principais benefícios com o uso de solução cloud é a redução de custos. Só quem armazena um alto volume de exames em servidores locais sabe o quanto investir em hardwares e a manutenção dos mesmos é realmente caro. Com o crescimento da instituição de saúde, cresce automaticamente o volume de exames e por tanto maior se torna esse custo. Com o passar dos anos, torna-se essencial realizar a troca dos servidores, afinal, eles se tornam obsoletos. E outro detalhe importante para essa análise é entender que os exames devem ser armazenados por 20 anos, segundo o Conselho Federal de Medicina.

Ao optar por um PACS na nuvem não há necessidade desse investimento alto em hardware e sua manutenção. Além disso, você só paga pelo que você armazena de imagens, mas permite uma escalabilidade rápida e simples, mas esse á assunto para o próximo tópico.

Escalabilidade

Crescer precisa ser simples e fácil. Você estrutura seu planejamento estratégico para aumentar o volume de pacientes e exames realizados, e quando você alcança esse crescimento, o armazenamento de imagens não pode ser um problema para sua instituição. Sua solução precisa estar preparada para atender a sua demanda. A solução cloud na área da saúde é uma aliada da sua instituição e do seu crescimento. Você expande seu armazenamento sempre que precisar, sem necessidade de investimentos pesados.

Segurança dos dados

Outra vantagem de atuar com uma solução cloud na área da saúde é a segurança dos dados. Por se tratar de um uso em nuvem, o armazenamento não se dá no local físico da instituição. Então, caso algo ocorra com o espaço da instituição de saúde, como um desastre natural ou roubo, as informações seguirão seguras e bem preservadas.

Além disso, alguns fornecedores como a Dr.TIS, utilizam servidores globais, como a AWS, que investem constantemente em segurança dos dados e na redundância das informações. Além disso, na Dr. TIS há também um constante trabalho para garantir que os servidores não sejam invadidos ou percam a sua conexão. Para tanto, investimos em servidores que sejam redundantes, ou seja, capazes de seguir funcionando mesmo que algo deixe de funcionar em alguma parte deles. Como consequência, os dados ficam ainda mais seguros e aumenta exponencialmente a garantia que nenhuma informação seja perdida ou vazada, conforme pede a Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD. As medidas de segurança dos dados já eram fundamentais e, agora com a LGPD em vigor, devem ter ainda mais importância. Um exemplo de como aprimorar essa questão é buscar um fornecedor que coleta, armazena e transporta os dados de maneira criptografada. São ajustes que aumentam a segurança em todo o processo. Nos serviços oferecidos pela Dr. TIS, por exemplo, todas as informações são criptografadas. Isso ocorre, inclusive, durante o transporte desses dados, o que nem sempre é oferecido pelo restante do mercado.

Mobilidade

Uma das características valiosas das soluções cloud na área da saúde é a mobilidade que ela permite. Acessar as soluções de qualquer lugar permite o trabalho remoto, o que em muitos casos é essencial. Por meio da nuvem, o gestor tem os indicadores estratégicos a partir do seu smartphone, um médico faz uma teleconsulta fora do seu escritório, um radiologista lauda um exame de outro estado, um especialista emite uma segunda opinião médica, o paciente acessa o resultado do seu exame da sua casa. Nos mais diversos casos, a mobilidade traz benefícios para diversos profissionais na área da saúde. Em um mundo cada vez mais conectado, a mobilidade só traz ganhos para a democratização da saúde, dando mais acesso à saúde a população.

Agilidade na implantação e atualização

Quando se fala em implantação de sistemas, a equipe de TI já sente até um arrepio na espinha. Muitos profissionais já passaram por processos de implantação longas, que demoram meses, e exige muita energia de todos os envolvidos. No entanto, com as soluções em nuvem é tudo muito diferente. É preciso desconstruir esse modelo de implantação.

 As soluções em cloud permitem que a implantação aconteça 100% de forma online, sem a necessidade de deslocamento da equipe até a instituição de saúde. Na Dr.TIS, a instituição de saúde passa a utilizar a solução de PACS ou Telemedicina desde o primeiro dia, após a implantação e configurações iniciais.

Além disso, a cada nova versão da solução, a atualização é feita de forma online e automática, dessa forma, os usuários estão sempre utilizando a versão mais atualizada.

Depois de entender um pouco mais sobre os principais benefícios das soluções em cloud, você ainda vai continuar com as suas soluções em servidores locais? Agende uma conversa com nossos especialistas e conheça as soluções de PACS e Telemedicina da Dr.TIS.

Conheça a plataforma Dr. TIS e receba os conteúdos dos nossos especialistas

Cadastre-se

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *