Como se preparar para um atendimento por telemedicina mais humanizado

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Mesmo já sendo utilizada há mais tempo por muitos profissionais, a telemedicina ganhou mais força a partir de março — quando, em função da pandemia, o Ministério da Saúde autorizou o seu uso em qualquer área do setor.

Mesmo sem presença física, os profissionais não devem se descuidar em proporcionar uma consulta de qualidade para os seus pacientes. Por isso, selecionamos algumas orientações para que o atendimento por telemedicina seja ainda mais humanizado.

Quais os principais benefícios da telemedicina?

A telemedicina traz benefícios tanto para o profissional da saúde como para o paciente, como:

– redução do tempo de espera no consultório;

– custo-benefício das ferramentas utilizadas;

– segurança e agilidade na entrega de laudos;

– armazenamento de dados mais seguro;

– acessibilidade;

– diagnóstico precoce.

É possível garantir um atendimento humanizado na telemedicina?

Embora o uso dos meios digitais possa afastar pessoas, o atendimento online pode ser tão eficaz quanto as consultas presenciais — basta tomar os cuidados e seguir as orientações necessárias. Saiba por quê:

– Atendimento contínuo: um bom atendimento não acontece só com a presença física do profissional e do paciente. Em tempos de isolamento, o médico pode acompanhar o seu paciente à distância, principalmente se ele faz parte do grupo de risco e precisa de consultas contínuas.

– Exames com praticidade: com a telemedicina, o profissional recebe os resultados dos exames com mais agilidade e pode fazer um acompanhamento mais próximo, utilizando a tecnologia por meio de softwares.

– Diagnósticos mais assertivos: por meio da telemedicina, os profissionais podem se unir para entregar um diagnóstico mais completo para o paciente.

Dicas para manter um atendimento humanizado

– Defina o local: a consulta pode ocorrer no seu consultório ou na sua casa, desde que seja um local tranquilo no qual você não seja interrompido com sons externos, como barulho de trânsito ou conversas de terceiros.

– Seja cuidadoso na comunicação: a telemedicina pode ocorrer por ligações ou mensagens. Por isso, é importante prestar atenção, entender o paciente e se fazer entender, para não ocorrerem distrações ou desentendimentos.

– Use uma plataforma de confiança: garantir uma boa experiência com o seu paciente por meio de uma plataforma de fácil acesso — como as oferecidas pela Dr. TIS — é uma forma de humanizar o atendimento.

– Proteja os dados dos seus pacientes: usar plataformas eficientes fará com que os dados do seu paciente tenham muito mais segurança.

– Peça feedbacks: ao fim da consulta, pergunte ao seu paciente o que ele achou da consulta. Conforme as respostas, você vai ajustando para melhor satisfazê-lo.

O que um software precisa para fornecer uma boa experiência ao paciente?

De nada adianta você se empenhar em oferecer o melhor atendimento se falhar na escolha do software. A plataforma pode fazer com que seus pacientes tenham dificuldade para administrar ou não se sintam seguros quanto à proteção de dados.

Portanto, ao pesquisar uma plataforma para realizar a telemedicina, procure softwares que tenham agendamento online e lembretes automatizados para lembrar seus pacientes das consultas.

Pesquise também se a plataforma armazena imagens e resultados de exames do paciente. Tudo isso facilitará muito sua vida na hora de realizar um teleatendimento.


A Dr. TIS, sabendo de todas as necessidades que pacientes e especialistas da saúde têm para realizar um atendimento por telemedicina, criou uma plataforma com todos esses recursos disponíveis. Se tiver interesse em conhecer nossa plataforma, preencha o formulário e nós entraremos em contato!

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