fbpx
Blog

Case de Sucesso: PACS do Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês

Adriano Salgado, do IRSSL, explica o case de sucesso do PACS, seu processo de implantação na Instituição e as mudanças que a plataforma trouxe para a gestão.

O Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês, braço dos projetos sociais da Sociedade Beneficente de Senhoras Hospital Sírio-Libanês, é responsável pela gestão de equipamentos públicos de saúde de São Paulo. Em parceria com o Governo do Estado, por exemplo, o Instituto é responsável pela gestão do Ambulatório Médico de Especialidades – AME Dra. Maria Cristina Cury, do Hospital Geral do Grajaú, Hospital Regional de Jundiaí e do Serviço de Reabilitação Lucy Montoro, em Mogi Mirim.

Seguindo o DNA do Sírio-Libanês, o Instituto também preconiza em sua gestão a melhor eficiência em seus mais diversos procedimentos, como é o caso do gerenciamento das imagens diagnósticas de seus usuários.

Neste caso, o Instituto apostou em uma solução que oferecesse o armazenamento 100% web, justamente devido às unidades remotas e também por facilitar a auditoria dos exames.

“Uma das premissas básicas do Instituto é ser muito eficiente com os recursos que são advindos da filantropia e do governo. Sempre buscamos a alta eficiência nos gastos”, explica Adriano Marcelino Salgado, médico radiologista no Instituto de Responsabilidade Social do Sírio-Libanês.

Diante desse cenário, o Instituto escolheu a plataforma Dr.TIS para o gerenciamento das imagens diagnósticas. O processo de implantação da ferramenta e as vantagens da solução é o que Salgado explica na entrevista abaixo:

1 – Por que houve a necessidade de implantação da plataforma Dr. Nuvem no Instituto de Responsabilidade Social do Sírio-Libanês?

A necessidade da implantação da plataforma no Instituto Sírio-Libanês se deu pelo fato de precisarmos realizar a auditoria dos exames. Como temos unidades remotas, o fato de a Dr. TIS ser uma plataforma na nuvem facilita muito essa auditoria, além de oferecer uma implantação de baixo custo. Isso porque uma das nossas premissas básicas é ser muito eficiente com os recursos, afinal além de ser recursos de filantropia, trabalhamos também com recursos públicos. Ou seja, a necessidade impera pela alta eficiência nos gastos em nossa gestão.

DrTIS EBook PACS Prancheta 1 2

2 – Por que a escolha pelo PACS da Dr. TIS?

Para a nossa perspectiva, a Dr. TIS nos pareceu uma oportunidade ótima de utilizar o serviço que poderia ser moldado de acordo com as nossas unidades. Isso foi uma postura da Dr. TIS, especial da CEO Jihan Zogbhi, que não encontramos em outras empresas que participaram da concorrência. Os demais concorrentes eram poucos flexíveis diante de nossas necessidades. O preço também, novamente, foi um fator importante

3 – Como você avalia o diferencial desta plataforma?

A primeira característica positiva é a simplicidade da implementação. O tempo necessário para instalação e implementação no sítio é muito rápido, uma vez que não precisa de instalação de software, nem de planejamento grande de infraestrutura. Aliás, em termos de infraestrutura o principal é o link de conexão externa de internet. Como não é necessário instalar um centro de manejo de dados dentro da unidade, você passa a utilizar o serviço de servidor na nuvem. A vantagem da escalabilidade também é importante de ser ressaltada.

4 – Quais foram os benefícios que o PACS da Dr.TiS trouxe para o Instituto?

Disponibilidade em tempo real para o corpo clínico, a velocidade e simplificação dos processos de obtenção de laudo pelo time de radiologia, o armazenamento dos estudos realizados de forma segura, com redundância. Tudo isso e, claro, com uma relação de custo e benefício imbatível em relação às outras opções, fizeram com que optamos pelo PACS da Dr. TIS.

5 – Como você avalia o nível de segurança dessa plataforma?

O nível de segurança é o maior possível, maior inclusive se tivéssemos armazenando localmente. A segurança e auditoria dos grandes prestadores de nuvem são muito maior e, dificilmente, teríamos recursos para colocar todas essas informações em servidor local próprio.

6- Como você avalia o processo de implantação da ferramenta? Como foi o trabalho entre a equipe do Instituto e a assessoria da Dr. TIS?

Da melhor forma possível! Principalmente comparando com experiência anteriores que já tivemos em outros hospitais em implementação de solução PACS de outras empresas setor. A solução de armazenamento com servidor local sempre foram mais trabalhosas e dispendiosas do que com a solução na nuvem. Vale ressaltar a disponibilidade da assessoria da Dr. TIS, que foi fundamental durante o processo.

7 – Há mais alguma informação que gostaria de destacar?

O constante estado de aperfeiçoamento e melhoria da plataforma é extremamente relevante. É brutal a eficiência e a disponibilidade que temos hoje comparado com o que tinha antes de ter contratado o PACS da Dr. TIS. E há a perspectiva de melhoria contínua. Isso é muito diferente quando você compra uma solução com servidor local, porque uma vez que você compra a licença do software ela não muda, e se você precisa de um upgrade é preciso pagar de novo. No caso da Dr. TIS a melhoria do serviço é praticamente diária, e isso é perceptível pelos usuários. É um caminho sem volta a solução de utilizar os sérvios na nuvem, principalmente perante a realidade do Instituto Sírio-Libanês.

EBOOK PACS CLOUD DR.TIS

Conheça a plataforma Dr. TIS e receba os conteúdos dos nossos especialistas

Cadastre-se

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

💬 Fale Conosco