fbpx
Blog

Quais os diferenciais do PACS web X PACS on-premises?

Quais os diferenciais do PACS web X PACS on-premises?
O PACS web e o on-premise exercem funções similares, porém com diferenças relevantes entre cada um deles. Entenda a seguir qual a melhor opção para o seu negócio.

O PACS transformou a maneira com a qual exames de imagens são feitos, laudados e entregues para os pacientes. O processo ficou mais simples, veloz e acessível. Porém, as mudanças seguem avançando, agora relacionadas a como e onde essas informações são armazenadas. 

Na versão on-premise, a instituição de saúde conta com servidores próprios, que estão localizados fisicamente em um espaço de sua responsabilidade. Já o PACS web oferece o gerenciamento e armazenamento destes mesmos dados na nuvem, com acesso remoto.

Quer saber tudo sobre PACS? Então baixe no nosso e-book gratuito O que é PACS?9 vantagens para a sua clínica.

Para que você consiga compreender qual opção é melhor para o seu negócio, explicamos as principais características e diferenciais de cada uma delas. Confira a seguir.

pacs web pacs on premise diferencas dr tis 1
Foto Christina Morillo / StockSnap.

Segurança de Dados

Uma questão central na captação e transmissão de dados e imagens médicas é a segurança. É preciso que a instituição de saúde esteja atenta, de maneira constante, ao cumprimento da LGPD, bem como a possibilidades de vazamentos ou invasões hackers.

É fundamental, portanto, que os servidores que acomodam essas informações sejam blindados contra tais ameaças. E essa é, sem dúvidas, uma das principais diferenças na hora de escolher entre um PACS web ou on-premise.

Quando o PACS é web, a responsabilidade de blindar os servidores é do provedor do serviço, como é o caso dos clientes que contratam a Dr. TIS. Assim, os clientes contam com  técnicos e softwares especializados em segurança digital, garantindo essa proteção.

Já nas instituições que optam por manter o PACS on-premise, ou seja, dentro da própria instituição, fisicamente, essa segurança deve vir dos técnicos internos, que precisarão se manter atualizados e em constante vigilância para garanti-la.

Criptografia de dados

A criptografia de dados é a técnica que codifica dados sigilosos ou sensíveis, como é o caso dos que são transmitidos nas operações dos PACS. O procedimento tem como objetivo garantir que apenas pessoas autorizadas possam acessar esses dados, evitando acessos não autorizados, como os feitos por hackers.  

Estando na nuvem, como é o caso do PACS web, o ato de criptografar dados torna-se mais simples. Na Dr. TIS, por exemplo, todos os dados são criptografados, até mesmo durante o transporte deles na internet. Para tanto, é instalado um gater na instituição, que garante que até mesmo os dados do sistema DICOM sejam codificados e enviados em segurança.

Essa técnica também pode ser usada nos PACS on-premise, porém exige atenção constante da instituição, uma vez que a criptografia também será uma função exercida internamente.

Ajustes constantes na segurança

Assim como a tecnologia está em constante evolução, os cibercriminosos também seguem aprimorando suas técnicas. Esse conflito exige que especialistas estejam sempre atentos às novidades do mercado, aprimorando sua segurança constantemente.

Desse modo, algumas instituições de armazenamento de dados em nuvem criaram setores exclusivos para esse tipo de atualização, promovendo pesquisas e capacitações constantes para a sua equipe. É o caso, por exemplo, da AWS, que é referência no assunto e, além de armazenar os dados dos clientes da Dr. TIS, ainda presta uma consultoria de melhoria constante para os serviços que oferecemos.

Outro diferencial de contar com a expertise de um servidor que é referência, é a garantia de que os dados sejam armazenados de maneira redundante. Ou seja, mesmo que algo ocorra com um dos servidores que estão à serviço da Dr. TIS, como uma invasão ou desastre natural, há a garantia de que esses mesmos dados sigam armazenados em outra localidade.

É uma das grandes vantagens de se contratar um serviço de PACS web, uma vez que servidores locais (on-premise) estarão sempre à mercê de serem invadidos ou destruídos, sem a garantia de que esses dados estejam replicados em outro local.

Acessos de qualquer lugar, web e com alta proteção

Mais uma relevante distinção entre o PACS web e o on-premise é o acesso aos dados, laudos e demais informações que envolvam o sistema. Como já foi citado anteriormente, o sistema web garante que sempre haverá esse acesso, uma vez que os dados estão disponíveis em servidores online e seguros.

Já na modalidade on-premise, interrupções de energia ou de rede, por exemplo, podem impedir que os dados sejam acessados. Essas situações, é claro, também podem ocorrer nos servidores cloud, mas são muito mais raras, pois estes contam com alta tecnologia que evita esse tipo de interrupção. Mesmo quando elas ocorrem, os dados dos servidores interrompidos são redirecionados para outros que estão em pleno funcionamento.

Outra facilidade é que, ao garantir o acesso online, os profissionais e pacientes poderão ter acesso a esses dados de qualquer lugar do mundo, desde que munidos de seus logins e senhas. O acesso pode ser feito pelos principais navegadores, não exigindo nenhum download de software.

Login exclusivo e de fácil controle

Uma das vantagens do PACS web é o controle fácil e seguro de acessos que estão sendo realizados, uma vez que cada usuário possui seu login próprio, que é identificado por um CPF. 

Assim, acessos suspeitos, que fogem do padrão de segurança, podem ser imediatamente identificados e suspensos. Esse tipo de ação auxilia na segurança e ainda evita a necessidade do desligamento de todo o sistema em caso de suspeitas, uma vez que o alvo suspeito é identificado e neutralizado imediatamente de modo pontual.

Economia financeira

Por fim, mas não menos importante, a questão financeira termina sendo o fator decisivo na escolha de um PACS web. Afinal, o modelo on-premise exige que a instituição esteja sempre aumentando a sua capacidade de armazenamento. Ainda há exigências legais, como é o caso da lei 3787, que desde 2018 exige que os exames dos pacientes fiquem armazenados por 20 anos.

Considerando que cada exame contém centenas de imagens, torna-se difícil para os gestores das instituições saberem exatamente quanto armazenamento será necessário ter disponível para os próximos seis meses, por exemplo.

Na versão web, entretanto, a instituição paga apenas pelo espaço que está utilizando e ainda pode contar com armazenamentos mais baratos para exames mais antigos, por exemplo. Essas escolhas são altamente customizáveis e atendem às necessidades de instituições de qualquer porte.

Além da questão do armazenamento, ao contratar o sistema de PACS na nuvem também é extinta a preocupação constante de atualizar softwares e hardwares, já que essa demanda é de responsabilidade de quem fornece o serviços de PACS web.

Por se tratar de uma infraestrutura remota, não localizada dentro da instituição, ainda há a garantia de que incidentes no local, como roubos, incêndios e alagamentos, por exemplo, não comprometam a segurança e o valor investido no servidor. Um problema dessa natureza poderia custar cifras capazes de desestabilizar mesmo as finanças mais sólidas. Isso sem considerar as questões legais e práticas da perda desses dados.

PACS web: praticidade, economia e segurança em um só contrato.

Armazenar e transmitir dados é uma habilidade que exige grandes expertises e tecnologias de ponta, além de equipamentos que estão em constante atualização. Portanto, ao garantir a segurança, a praticidade e o controle de custos, o PACS web surge como uma solução mais econômica e garantida para as instituições de saúde.

A alta possibilidade de customização e o pagamento apenas do armazenamento que está sendo utilizado também fazem com que a solução na nuvem torne-se acessível para instituições com diferentes demandas e tamanhos.

Soluções como as oferecidas pela Dr. TIS ainda possibilitam inúmeras integrações com outros APIs de saúde. Isso torna a comunicação e a digitalização do estabelecimento mais simples e econômica, trazendo ganhos em diversos âmbitos organizacionais.

É a solução que você busca? Então conheça o nosso PACS web e revolucione a maneira de armazenar e transmitir dados, sem precisar investir enormes quantias de dinheiro. Estamos à disposição em caso de dúvidas.

DrTIS EBook PACS Prancheta 1

Conheça a plataforma Dr. TIS e receba os conteúdos dos nossos especialistas

Cadastre-se

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

💬 Fale Conosco