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Como as teleconsultas podem ajudar na fidelização de pacientes

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Como as teleconsultas podem ajudar na fidelização de pacientes

Com a enorme expansão do setor de teleconsultas nos últimos meses, diversas clínicas, hospitais e consultórios fizeram um esforço e ingressaram no universo do atendimento online.

Durante esse período, captar novos pacientes se tornou o foco principal para a maioria dos especialistas da área. Porém, você já parou para pensar quanta atenção está sendo dada à retenção e fidelização desses pacientes?

Em diversos segmentos, o custo de aquisição de novos clientes geralmente supera o de retenção. No das teleconsultas, não é diferente.

Aliás, até mesmo Philip Kotler, maior nome do Marketing na atualidade, deixa claro em seus estudos que “Conquistar um novo cliente custa entre 5 e 7 vezes mais do que manter um atual”.

Mas, afinal, como fazer com que esses pacientes retornem para mais consultas online? Como transformá-los em pacientes permanentes? A teleconsulta pode ajudar com essas questões? A resposta, definitivamente, é sim. Vamos entender como?

Atendimento a qualquer momento

Muitas pessoas, ao se depararem com uma situação em que precisam de atendimento médico fora do horário comercial, acabam deixando de lado seus médicos habituais e correndo para uma clínica ou hospital 24 horas, por mera falta de opção.

Nesse caso, a teleconsulta pode suprir esse problema. Especialistas podem optar por abrirem a agenda depois do horário normal de atendimento, aceitando consultas a qualquer hora ou dia da semana.

O fato de poder encontrar o médico disponível, ao invés de ter que recorrer a um especialista desconhecido, pode fazer toda a diferença para fidelizar um paciente. Afinal, disponibilidade restringe a concorrência.

Economia de tempo

Para pacientes que moram em grandes cidades e possuem acesso fácil a clínicas e consultórios, esse já é um enorme diferencial. Imagine, então, quando focamos em pacientes que vivem em zonas rurais, bairros afastados ou que realizam jornadas longas de trabalho. Nesses casos, a economia de tempo que uma teleconsulta proporciona pode fazer toda a diferença.

Além disso, a economia de tempo não está ligada apenas ao deslocamento do paciente. Tempo de espera no consultório e necessidade de tirar um dia de folga do serviço para visitar um médico, também são fatores que impactam diretamente nas escolhas por um atendimento online.

Para se ter uma ideia da dimensão desse fator, uma pesquisa realizada pela Universidade de Pittsburgh (UPMC), apontou que quase 40% dos pacientes, caso não houvesse a opção de teleconsulta, optariam por perder a consulta presencial, apenas para não terem de se deslocar.

Economia de dinheiro

Antes de tudo, é preciso destacar que as teleconsultas oferecem diversas opções de pagamento para o paciente, ou seja, se o mesmo se encontra em situações financeiras adversas ou se não contava com um gasto extra no momento, é possível realizar o pagamento de diversas maneiras, não apenas à vista, caso não haja Plano de Saúde.

Além disso, o custo do deslocamento de um paciente até uma clínica ou consultório pode ser consideravelmente alto, já que costuma incluir:

– Combustível;

– Estacionamento;

– Refeições extras;

– Transporte público;

– Passagens aéreas e hospedagem, em alguns casos.

Logo, isso se reflete na migração dos pacientes do offline para o online, além de ser um fator crucial para fidelizá-los. Ponto para os atendimentos à distância!

Consultas de retorno

Ao realizarem acompanhamento presencial, muitos pacientes necessitam de consultas de retorno, pelos mais variados motivos. Com as teleconsultas, é possível realizar esses atendimentos de forma remota, beneficiando tanto médicos, como pacientes.

Aliás, as consultas de retorno presenciais costumam englobar todos os itens já citados nesse artigo, ou seja, geram custos e necessitam de tempo investido. No caso de pessoas que precisam realizar um deslocamento maior, a probabilidade de sequer haver uma nova consulta é grande, visto o esforço para chegar ao primeiro atendimento.

Quando o paciente tem a possibilidade de falar com seu médico de forma online, usando apenas um computador um ou smartphone, não apenas realizará o retorno, mas continuará mantendo contato periodicamente, graças ao sentimento de lealdade estabelecido. O que garante, mais uma vez, a fidelização dele.

No final das contas, a teleconsulta não se mostra apenas como uma tecnologia do futuro, mas como uma ferramenta extremamente necessária, aqui e agora.


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