Interessado na Plataforma?

Acompanhamento médico e envio de receitas por Telemedicina

Interessado na Plataforma?

Acompanhamento médico e envio de receitas por Telemedicina

Compartilhe essa Publicação

Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Acompanhamento médico e envio de receitas por Telemedicina

A Telemedicina é essencial em momentos como o da pandemia atual. Por esse meio, é possível fazer o acompanhamento médico e envio de receitas através do uso de sistemas, que levam as informações para o médico sem contato presencial.

Levando em considerando a agilidade dos processos e o bem-estar do paciente, esse meio mostra-se como ótima alternativa para hoje e para o futuro da Medicina.

Como funciona a Telemedicina

Na Telemedicina, são usados softwares e profissionais treinados para a realização de consultas com médicos e pacientes em diferentes espaços.

Visto que durante a pandemia causada pelo coronavírus o contato físico foi agente de contaminação, a distância é a melhor alternativa para evitar o contágio. Pensando nisso, a Telemedicina traz a chance de:

– Realizar consultas;

– Emitir receitas;

– Enviar exames.

Tudo à distância.

É possível acompanhamento médico por meio da Telemedicina?

Primeiro, vamos pensar sobre essa prática, visto que o acompanhamento médico existe quando há tratamento contra alguma doença ou visitas regulares depois de um tratamento específico.

Assim, o paciente procura seu médico para exibir exames ou para avaliação clínica do seu estado de saúde atual.

Nesse caso, muitos pacientes podem estar em pós-operatório ou debilitados por sequelas de doenças, o que dificulta a sua locomoção.

É nesse contexto que entra a Telemedicina para acompanhamento, visto que é possível realizar a consulta de casa, uma vez que o médico usa de ferramentas tecnológicas na hora de avaliar esse paciente.

A partir daí o especialista tem acesso a exames, informações sobre o paciente, e consegue elaborar ações para cuidar desse indivíduo sem problemas.

Envio de receitas de maneira remota

Cuidados com esses pacientes também incluem a prescrição de receitas médicas. Isso pode acontecer na hora de diagnosticar alguma doença ou no acompanhamento médico de pacientes, que podem necessitar de ajuste na medicação.

Nesse sentido, há recursos que permitem a emissão tanto de receitas, quanto de laudos médicos com assinatura digital.

Daí entra a necessidade de sistemas específicos, que ajudam a garantir a veracidade das informações e a assinatura desse profissional. Preservando, dessa forma, a segurança do médico e o do seu paciente.

Qual a forma de proporcionar esses serviços para seu hospital ou clínica?

E o que o hospital ou clínica deve fazer para usufruir dessa tecnologia e fornecer aos seus pacientes?

Bom, como dissemos, são tecnologias específicas, já adotadas em hospitais virtuais, por exemplo, que realizam todo o seu trabalho remotamente.

Podemos colocar na lista softwares específicos para os processos, profissionais aptos a manusear esses sistemas, além de outros detalhes, como sensores que detectam sinais vitais em pacientes. Tudo de acordo com os serviços a serem prestados.

A segurança desses dados também é importantíssima, sendo algo a ser verificado na hora de contratar esses serviços.

Agora você consegue compreender melhor esse universo da Telemedicina e como é feito o acompanhamento médico e envio de receitas.

 


 

Quer saber mais sobre a tecnologia em torno destes serviços?

Preencha o formulário para entrarmos em contato.

Compartilhe essa Publicação

Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email