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Sistema de telemedicina: 5 benefícios para sua clínica

Sistema de telemedicina: 5 benefícios para sua clínica

O sistema de telemedicina, junto com outras estratégias desenvolvidas pelas healthtechs, trouxeram mudanças rápidas e relevantes para o setor na saúde. Os ganhos que essas mudanças trazem são para todos: desde os pacientes até as instituições de saúde. Ao unir tecnologia com a melhoria da experiência dos pacientes, os benefícios são vários: diagnósticos mais ágeis, tratamentos com melhor adesão, bem como instituições organizando seus processos e, com isso, prosperando financeiramente.

Entenda, a seguir, como a implementação de um sistema de telemedicina pode beneficiar clínicas de todos os portes e especialidades.

1. Manutenção de agenda e continuidade no cuidado mesmo em tempos de pandemia

Manutenção de agenda e continuidade no cuidado mesmo em tempos de pandemia
Foto de Artem Podrez / Pexels.

É comum que os cuidados de saúde, bem como visitas médicas, sejam rotineiros na vida de muitos pacientes. É o caso dos usuários que possuem doenças crônicas, idosos, gestantes ou pessoas que estejam fazendo tratamentos longos. Porém, como aprendemos durante a pandemia, nem sempre é possível que esses atendimentos ocorram presencialmente.

Não por acaso, o sistema de telemedicina tornou-se uma ferramenta valiosa para conectar remotamente profissionais de saúde e pacientes. Outra grande vantagem dos atendimentos virtuais é que eles auxiliam as clínicas a manterem seus rendimentos constantes, uma vez que impedimentos, como a pandemia, não afetam essa modalidade de serviço.

Portanto, as clínicas conseguem fazer os atendimentos com qualidade, segurança e mantendo todos os dados digitalmente organizados, mesmo em períodos incertos. Assim, fica garantido o bem-estar dos pacientes, a adesão aos tratamentos, bem como os rendimentos da clínica.

2. Atendimento de pronto-atendimento de qualquer lugar

Atendimento de pronto-atendimento de qualquer lugar
Foto de StartupStockPhotos /Pixabay.

Considerado um dos grandes gargalos da saúde, o pronto-atendimento é uma modalidade que tem muito a ganhar com a adesão ao sistema de telemedicina. Independente de ser ou não um período de crise sanitária, como o que vivemos nos últimos anos, evitar idas desnecessárias ao pronto-atendimento é uma grande vantagem para todos os envolvidos. 

Esse é um dos grandes trunfos do pronto-atendimento digital, que pode auxiliar os pacientes antes mesmo deles saírem de casa. Há, por exemplo, a possibilidade de se fazer uma triagem prévia, que pode ser digital e altamente customizável. E, caso a clínica prefira, essa triagem pode ser feita por meio de entrevistas com enfermeiras online. Além disso, os pacientes também podem ser orientados no caso de dúvidas, como é comum, por exemplo, para pais de primeira viagem. Essa solução, muitas vezes, já é o suficiente para sanar as dúvidas, evitando deslocamentos desnecessários dos pacientes e a superlotação das emergências.

Ainda há a possibilidade da criação de filas virtuais, que permite que os pacientes só se dirijam para a clínica quando estiver próximo do horário do seu atendimento. Essa alternativa impede superlotações nas salas de espera, além de ser mais confortável para quem aguarda atendimento.

Ao oferecer essas possibilidades, a clínica economiza recursos, evita atendimentos que não são verdadeiras urgências, além de entregar aos clientes um atendimento mais eficiente, humanizado e confortável.

3. Excelência e a experiência diferenciada pro paciente

Os clientes estão cada vez mais empoderados, conscientes e exigentes. A possibilidade de emitir opiniões e, principalmente, insatisfações online sobre o serviço ou produto recebido tem transformado a relação entre consumidores e empresas.

Na área da saúde, esse cenário não é diferente. Soma-se, ainda, o fato de que o serviço oferecido está ligado ao bem-estar do paciente. Além de não ser raro que ele tenha buscado informações em portais na internet, antes mesmo da primeira consulta. 
O relatório “A Era da Experiência dos Pacientes” do Conselho Federal de Enfermagem elenca alguns dos principais pontos de satisfação que os pacientes percebem como críticos para uma experiência positiva. São eles:

• Respeito pelos valores, preferências e necessidades do paciente.

• Coordenação e integração de cuidados.

• Informação, comunicação e educação (o chamado empoderamento, do inglês, empowerment).

• Conforto físico.

• Apoio emocional.

• Envolvimento de familiares e amigos no processo.

• Transição e continuidade do atendimento.

A tarefa de equilibrar tantos anseios e promover uma experiência gratificante não é fácil, mas pode ser mais simples com o auxílio da telemedicina. O conforto físico, por exemplo, pode ser não necessitar fazer deslocamentos desnecessários e receber atendimento sem sair de casa. Já o apoio emocional, por sua vez, pode ser a possibilidade de conversar com especialistas em casos de dúvidas ou receios.

A coordenação e a integração dos cuidados é facilmente alcançada com a digitalização de processos e prontuários, a simplicidade de fazer interconsultas e a facilidade de comprar medicamentos com o receituário digital. Todos esses elementos também são aliados para que a transição e a continuidade do tratamento seja feita com maior tranquilidade.

É válido citar que os retornos das consultas também possuem uma ótima aceitação do paciente que é atendido via o sistema de telemedicina. Por exigir apenas que o paciente se conecte e não precise se deslocar, evita, em muito, abandonos de tratamentos, principalmente nos casos em que o paciente verifica os resultados dos exames e interpreta que está ‘tudo certo’.

Outra vantagem da telemedicina é possibilitar o envolvimento de familiares e amigos na jornada de saúde do paciente. Alguns casos, como crianças com os pais separados, pessoas responsáveis por idosos ou mesmo um paciente desejando um apoio extra de alguém importante, podem se tornar mais simples e agradáveis com essa possibilidade.. 

Desse modo, o sistema de telemedicina pode ser um excelente aliado, ao promover mais opções para os pacientes e profissionais de saúde nos serviços oferecidos. Assim, a qualidade percebida pelo paciente tende a aumentar, o que auxilia na sua fidelização.

4. Ampliação da agenda do médico

Ampliação da agenda do médico
Foto de kamleshverm / Pixabay.

Na telemedicina, os limites geográficos deixam de ser um empecilho e se transformam em oportunidades. Afinal, pessoas de todos os locais podem agendar consultas com médicos e especialistas, independente de onde esse profissional esteja. 

Essa é uma vantagem e tanto em um país como o Brasil, em que a maioria dos médicos estão em pouquíssimos centros urbanos. Desta maneira, pessoas que moram longe destas cidades, podem ter acesso a consultas com especialistas e buscar outras opiniões sem sair de casa. Essa é uma ótima oportunidade para que os profissionais atendam mais pacientes sem precisar de grandes investimentos ou nova infra-estrutura em suas clínicas.

As interconsultas também são facilitadas e os profissionais podem trocar informações com colegas sobre suas percepções em diagnósticos e laudos, mesmo que haja distância física. Com a ferramenta de telemedicina, essa troca é simples, segura e ainda respeita a LGPD, a lei que regulamenta e protege os dados dos brasileiros.

A possibilidade de receber outras opiniões, bem como considerar as condições do paciente, como comorbidades em outras especialidades ou necessidades específicas em casos mais complexos, aumentam as chances de outras consultas serem realizadas. Além disso, o tratamento tem maior chance de sucesso e adesão por parte do paciente, que passa a entender seu processo de modo global e conectado.

5. A telemedicina facilita a rotina das clínicas

Mais do que consultas digitais, um bom sistema de telemedicina envolve outras ações tão importantes quanto, como prescrever medicamentos, oferecer resultados de exames, atestados, agendar consultas e assim por diante.

Assim, o sistema torna-se um grande hub de facilidades, tanto para os pacientes, quanto para as clínicas. Para isso, é imprescindível que a empresa contratada esteja plenamente dedicada a promover integrações com outros sistemas e atualizações necessárias. Aqui na Dr. TIS, por exemplo, nossa equipe segue em constante melhoramento, buscando soluções que atendam, de fato, todas as necessidades das clínicas.

Além dos benefícios citados, há outros que poderão agilizar os processos diários da clínica. Para os pacientes, é possível oferecer formas seguras de pagamento online. Para as clínicas e consultórios, há a possibilidade de gerar relatórios completos, fazer o upload de documentos no prontuário do paciente durante a consulta e acompanhar a evolução médica por meio dos registros feitos.

Esse tipo de cuidado garante que a clínica poderá otimizar os seus processos, melhorar seu atendimento ao público e aproveitar o que já usa e funciona. Tudo, claro, sem que seja necessário investir enormes montantes em programadores ou infraestrutura.

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Um bom sistema de telemedicina é um grande aliado de clínicas de todos os portes

A medicina cresce e evolui diariamente, ao acolher novas tecnologias e colocar o paciente no centro do processo. Apesar de parecer complexa, essa é uma decisão que pode ser facilitada com a implementação de um sistema de telemedicina completo e em constante evolução.

Por ter um sistema seguro e em nuvem, sua implementação é rápida e altamente customizável, o que garante que o serviço oferecido seja adequado à clínica e às suas necessidades. Cresça, conquiste novos clientes e fidelize os antigos ao adotar um sistema de telemedicina. 
A ferramenta Dr. TIS Telemedicina é uma solução de saúde a distância que possibilita que consultas sejam realizadas por meio da internet. Nosso software de Telemedicina foi projetado para conectar pacientes, médicos e instituições de saúde com praticidade e segurança. Saiba os detalhes clicando aqui.

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