O UX (User Experience) surge hoje como uma solução fundamental para a empresa que deseja melhorar a experiência do cliente ou usuário em relação às suas soluções tecnológicas, de qualquer área que seja (educação, saúde, lazer, etc.) Essa possibilidade pode garantir diversos benefícios. É o caso principalmente das soluções tecnológicas voltadas para a radiologia médica, como o RIS (Sistemas de Informação em Radiologia) e PACS (Sistema de Arquivamento e Comunicação de Imagens).
A seguir, conheça os principais.
Garante um produto completo/sem muita necessidade de ajustes
Um dos primeiros e mais importantes benefícios é que o UX, pelo fato de que se trata de uma metodologia de trabalho que foca na experiência do usuário, garante a entrega de um produto completo e eficiente, sem grandes necessidades de ajustes.
É comum, quando um software não aplica em seu processo de desenvolvimento o UX, a realização de diversos ajustes na solução com o objetivo de garantir que ele se aproxime mais das expectativas do usuário final.
No caso dos sistemas de radiologia médica (RIS e PACS), isso pode ser um grande diferencial.
Aumenta a facilidade de uso
O UX é uma metodologia de trabalho que pode contribuir para que um sistema se torne mais fácil de ser usado por quem, muitas vezes, não tem tanta experiência com esse tipo de tecnologia.
Com outras palavras, o UX auxilia a equipe de desenvolvimento do sistema a adotar uma arquitetura informacional e de funções que sejam de fácil uso, o que, na prática, pode aumentar a eficiência do setor, bem como a produtividade.
Geralmente, a solução final conta com uma interface intuitiva, de fácil compreensão por quem precisa usá-la.
Reduz custos
No processo de desenvolvimento de um sistema, deve-se levar em consideração tudo quanto for necessário para que ele não fuja do seu escopo e, assim, garanta uma excelente experiência ao usuário final.
Dito de outro modo, é essencial que no seu processo de criação seja observado o que alguns especialistas chamam de estórias (uma espécie de técnica que garante que a equipe de desenvolvimento não fuja do escopo do projeto).
Ao observar os objetivos do sistema, reduz-se custos com: tempo de desenvolvimento e custos de desenvolvimento e de retrabalhos.
Atendimento mais ágil
Muitas vezes, sistemas como os que destacamos no início deste conteúdo (RIS e PACS) são utilizados não apenas como uma ferramenta administrativa, mas também como um suporte para a realização do atendimento ao cliente/paciente.
Nesse sentido, é fundamental destacar que aplicar o UX ao RIS e PACS pode garantir um atendimento mais eficiente, ágil, uma vez que a pessoa responsável por essa operação contará com um sistema de fácil uso, intuitivo.
Como vimos, o UX se apresenta como uma solução fundamental no processo de criação/desenvolvimento de um sistema como RIS e PACS, uma vez que ela garante benefícios que são essenciais para otimizar processos ou operações, conferindo à empresa maior eficiência e produtividade.
Caso tenha ficado com alguma dúvida, entre em contato conosco!