fbpx
Sem categoria

Descomplicando o PACS em Nuvem na radiologia

Descomplicando o PACS em Nuvem

A tecnologia tem avançado cada vez mais e com isso, o sistema de saúde tem se beneficiado, além de incorporar diversas ferramentas, como o PACS em Nuvem na radiologia, por exemplo, que não só otimiza os processos médicos, como também, automatiza a rotina médica e auxiliam o dia a dia de hospitais, clínicas e emergências, por exemplo. 

Geralmente dentro de uma instituição de saúde, o PACS é conectado a servidores locais que precisam de constante manutenção e upgrade para armazenar a grande quantidade de arquivos gerados diariamente. Mas isso mudou, com serviços em nuvem como o que a Dr. Tis comercializa, médicos e profissionais de saúde podem enviar e receber imagens médicas para diagnóstico de maneira mais ágil e padronizada, além de poder acessá-las via web, a qualquer hora e lugar.

Descomplicar a implementação do PACS na radiologia é essencial e pode trazer bons resultados para o sistema de saúde.

Quer saber mais?

Continue a leitura!

O que é o PACS em Nuvem e qual a relação com a radiologia?

O PACS em nuvem é um sistema de armazenamento de imagens médicas que otimiza o dia a dia das unidades de saúde que realizam exames radiológicos. Além de visualizar as imagens de maneira segura e totalmente remota, o profissional pode emitir laudos online, solicitar uma segunda opinião, visualizar histórico do paciente em poucos cliques. Podendo ser acessados tanto através de PC, quanto em dispositivos móveis, sem perder a qualidade e a nitidez das imagens.

Ele é compatível com os exames radiológicos, como ressonância, tomografia, raio X, ultrassom e entre outros, o único requisito é que as imagens sigam o padrão estabelecido pelo DICOM.

Com isso, os exames podem ser enviados para as equipes médicas e também visualizados pelos pacientes dentro do sistema utilizado pela instituição de saúde.

Como o PACS funciona e como pode ser aplicado?

Os equipamentos de radiologia são integrados ao PACS e coletam as imagens dos exames realizados pelos pacientes, em seguida, são criptografadas e enviadas para a nuvem onde serão armazenadas as imagens em seu sistema.

Assim, os exames ficam disponíveis tanto para a equipe médica quanto para os profissionais responsáveis por laudar e fazer anotações sobre as imagens, além de poderem ser visualizados pelo próprio paciente.

Outro ponto importante é a entrega do sistema, nosso PACS em Nuvem pode ser totalmente integrado via API com o sistema da instituição de saúde, temos uma biblioteca completa de API ‘s disponível. A entrega do ambiente é feita remotamente pela nossa equipe e acompanhada pelo time de suporte, não é necessário a visita técnica.

Como dito anteriormente, o PACS em Nuvem da Dr. Tis segue com a padronização de imagens DICOM e por isso é necessário seguir incluindo o modelo de laudo e cabeçalho, por exemplo. Sem falar que com o DICOM, imagens coletadas em equipamentos antigos, podem ser visualizadas normalmente e transferidas para o novo sistema.

Por que investir no PACS em Nuvem na radiologia?

O PACS em Nuvem, auxilia não só no armazenamento e compartilhamento das imagens radiológicas de maneira segura e rápida, como também soluciona o problema da perda de exames e o diminui o custo com impressões e o alto volume de papéis utilizados para entrega de exames, ou seja, além de impactar positivamente no orçamento da instituição, também colabora com o meio ambiente, mantendo uma postura necessária frente às discussões sobre sustentabilidade.

Além disso, a praticidade e a otimização dos processos médicos é um diferencial, já que torna o dia a dia mais ágil, tanto para os profissionais que atuam com isso, como para os pacientes que esperam por seus resultados e com o PACS em Nuvem, conseguem recebê-los muito mais rápido.

Com o PACS da Dr. Tis, não é necessário espaço físico para armazenamento, já que tudo fica na nuvem e não só digitaliza o processo, como também, torna ainda mais organizado. Sem falar que o PACS está presente em cada etapa do processo da radiologia, desde gerar as imagens, como laudar, diagnosticar, visualizar, compartilhar e entregar resultados, tudo isso de maneira eficiente e com a segurança esperada, já que se trata de dados sensíveis.

Outro ponto importante é que o PACS possibilita que médicos e profissionais de saúde se conectem e isso serve em casos que se faz necessário ter uma segunda opinião médica ou até mesmo, quando na cidade do paciente não há um especialista em determinada questão.

Podemos dizer que o PACS existe para quebrar barreiras e tornar o cuidado com a saúde ainda mais acessível, independente de questões geográficas. 

Conclusão

O PACS da Dr. Tis, assim como outras ferramentas tecnológicas utilizadas na área da saúde, passa por atualizações, nosso time trabalha em conjunto com especialistas da área médica e a plataforma está em constante evolução. Além disso, sempre que há alguma atualização, nossa equipe elabora um documento de treinamento adequado para que nossos clientes continuem utilizando o software de maneira correta.

É importante lembrar a necessidade de uma conexão com a internet de qualidade para que suporte o número de dados que são transmitidos diariamente dentro dos centros de diagnóstico por imagem.

Agora que você já viu como é possível descomplicar a implementação do PACS na radiologia, que tal navegar pelo nosso blog e descobrir mais sobre os serviços que a Dr.Tis oferece? Também temos uma solução de saúde a distância que possibilita que consultas sejam realizadas por meio da internet. Nosso software de Telemedicina foi projetado para conectar pacientes, médicos e instituições de saúde com praticidade e segurança.

Ebook Telemedicina Dr. TIS

Conheça a plataforma Dr. TIS e receba os conteúdos dos nossos especialistas

Cadastre-se

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

💬 Fale Conosco