fbpx
Blog

O que é Telemedicina e Como Pode Ser Aplicada?

O que e Telemedicina e Como Pode Ser Aplicada2

A telemedicina tem como objetivo principal otimizar o atendimento médico, tanto para o profissional de saúde quanto para o paciente. Por isso, nos últimos anos, com o avanço da Covid-19, a telemedicina se tornou um assunto muito buscado, justamente por facilitar o acesso à saúde em um momento em que o isolamento social é necessário. 

Mas a discussão sobre telemedicina não é recente, há um bom tempo vem se falando sobre a importância não somente em oferecer teleconsultas, mas também, em casos de emergência, pronto atendimento e até mesmo no pós cirúrgico.

A recente sanção da Lei 14.510/22, que regulamenta a Telessaúde no Brasil, é um passo essencial para democratizar o acesso a recursos médicos de alto padrão. Por questões geográficas, econômicas, políticas e sociais, a grande maioria dos especialistas está concentrada nas regiões Sudeste e Sul do país. Para grande parte da população, é inviável o deslocamento até esses centros. 

Quer saber mais sobre o assunto? A Dr. Tis é especialista em telemedicina, continue a leitura e aprenda!

O que é Telemedicina e Como Pode Ser Aplicada

O que é Telemedicina?

A telemedicina pode ser chamada de um recurso tecnológico utilizado para otimizar os atendimentos médicos e garantir que os pacientes tenham os cuidados necessários de maneira eficiente, rápida e independente do local que estejam.

Por exemplo, um paciente que mora no interior do estado de Santa Catarina, não consegue agendar uma consulta com um especialista sem precisar se deslocar. Neste caso, a telemedicina pode operar e facilitar o acesso ao atendimento buscado, tendo suas informações compartilhadas entre o seu médico e o especialista, o que facilita o diagnóstico e um possível tratamento.

Resumidamente, é com o acesso a Telemedicina que se torna possível levar o acesso à saúde para qualquer lugar do país, independente de onde você mora.

Além disso, o acesso à Telemedicina pode evitar a lotação do sistema de saúde, grandes filas e possíveis exposições a doenças virais, como é o caso da Covid-19 ou Influenza.

Isso sem falar na redução de custos, tanto com a manutenção do espaço médico, quanto nos valores das consultas. E ao contrário do que se imagina, isso coloca mais profissionais à disposição, o que aumenta o número de pacientes atendidos em um mesmo dia.

Aqui na Dr. Tis, por exemplo, um paciente que apresenta sintomas graves, passa por alguns processos para ser atendido:

  • Triagem virtual;
  • Encaminhamento para consulta remota de avaliação;
  • Indicação para tratamento em casa ou deslocamento (quando necessário) para uma emergência ou pronto socorro.
https://www.youtube.com/watch?v=rqMNHJd76F4

Quais são os benefícios da telemedicina?

As vantagens de investir em telemedicina são muitas, sobretudo, o fato de que é possível diminuir distâncias para o acesso à uma saúde especializada e de qualidade, mesmo quando você não reside na capital ou em uma cidade referência em determinado tratamento.

Ou seja, é responsável por reestruturar os serviços médicos e oferecê-los independente do local que você mora e dos fatores socioeconômicos, já que com o uso da telemedicina, há uma diminuição no custo do atendimento,, um diagnóstico mais preciso e rápido e otimiza a troca de informações do paciente com o serviço de saúde, independente de onde ele esteja.

Além disso, podemos citar como benefícios:

  • Acessibilidade;
  • Agilidade no atendimento;
  • Diagnóstico mais rápido e preciso;
  • Economia de tempo e investimento financeiro;
  • Redução do custo operacional;
  • Diminuição da sobrecarga dos médicos e profissionais de saúde.

Para aproveitar todas essas vantagens, o melhor é encontrar uma Plataforma segura que ofereça este tipo de atendimento. A Dr. Tis pode ser uma grande aliada na hora de buscar a melhora da sua saúde, não deixe de conhecer nossos serviços.

Ebook Telemedicina Dr. TIS

Quais são as aplicações da telemedicina?

Se você chegou até aqui é porque com certeza quer saber mais sobre as possíveis aplicações da telemedicina.

Confira agora mesmo e veja qual o melhor caminho para o seu caso:

  1. Teleconsulta

Uma das aplicações mais conhecidas, sem dúvida, é a teleconsulta. Neste formato, um paciente pode realizar uma consulta médica de forma totalmente remota, do lugar que esteja e com o médico escolhido.

Mas isso não funciona somente em casos de consultas de rotina, além disso, a teleconsulta pode ser um braço forte quando o assunto é a busca por um especialista em determinada área, uma segunda opinião de um diagnóstico já feito ou até mesmo orientações para um procedimento futuro.

Para realizá-la, basta ter acesso a internet, seja por computador, smartphone ou outro dispositivo e a possibilidade de realizar uma videoconferência ou vídeo chamada.

  1. Pronto atendimento

Já no Pronto Atendimento, a Telemedicina tem um papel fundamental em diminuir o fluxo de pessoas nas emergências, o que facilitou o atendimento de pacientes mesmo durante os surtos de contágio da Covid-19 ou outras doenças.

Antes de se dirigir ao serviço de saúde presencial, o paciente passa por uma triagem remota, avaliação e somente após este processo é possível definir se o paciente irá para uma fila e atendido por teleconsulta ou se é preciso se dirigir até o local, seja para realizar exames ou até mesmo para uma emergência.

Isso auxilia a diminuir a superlotação que os hospitais brasileiros apresentam e também otimizar atendimentos que, no modo presencial, poderiam demorar horas. Principalmente nos casos graves, quanto mais cedo o médico tiver um diagnóstico em mãos, mais fácil e rápido o paciente poderá tratá-lo.

  1. Interconsulta

A telemedicina oferece também um apoio aos médicos e profissionais de saúde. A interconsulta funciona no seguinte formato:

Um médico precisa de uma segunda opinião de um especialista ou até mesmo, quer discutir um diagnóstico já realizado. Desta forma, os profissionais trocam informações importantes e também compartilham o prontuário do paciente, facilitando o tratamento e direcionando a consulta.

Inclusive, a interconsulta pode ocorrer também em uma consulta presencial, quando o médico entra em contato com o colega.

  1. Retorno de consultas

A telemedicina é uma grande aliada no retorno de consultas já realizadas, uma vez que torna mais acessível e facilita que os tratamentos sigam sendo mantidos pelo paciente.

  1. Consultas pós internação ou pós cirúrgico

Como uma maneira de diminuir os riscos de infecções hospitalares, o uso da telemedicina para monitorar o pós-cirúrgico e o pós internação dos pacientes tem sido bastante utilizado.

Isso facilita na melhora do quadro dos pacientes e também otimiza o atendimento, já que não é preciso se locomover ao hospital nessas circunstâncias.

Agora que você já sabe mais sobre telemedicina, que tal conhecer mais os serviços oferecidos pela Dr. Tis? Somos uma solução de saúde a distância que possibilita que consultas sejam realizadas por meio da internet. Nosso software de Telemedicina foi projetado para conectar pacientes, médicos e instituições de saúde com praticidade e segurança. Saiba os detalhes clicando aqui.

Conheça a plataforma Dr. TIS e receba os conteúdos dos nossos especialistas

Cadastre-se

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

💬 Fale Conosco