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Gestão de Saúde Pública: como a tecnologia pode ser uma aliada?

Gestão de Saúde Pública: como a tecnologia pode ser uma aliada?

A transformação digital pode trazer muitos avanços para toda a sociedade, inclusive para a gestão de saúde pública. Investir em tecnologia neste segmento não somente traz benefícios, como também centraliza as informações, oferece um melhor desempenho e diagnóstico e melhora a experiência dos pacientes.

Por isso, ver a tecnologia como forte aliada nos processos de saúde pública acaba sendo visto como um grande diferencial.

Continue a leitura e confira como otimizar a gestão de saúde pública com a inclusão da tecnologia!

Como a tecnologia otimiza o acesso aos dados dos pacientes?

Um dos maiores déficits no sistema de saúde do Brasil, sem dúvida, é a dificuldade em conseguir organizar o acesso às informações dos pacientes e mantê-las conectadas. 

Desta forma, a tecnologia pode auxiliar na otimização dos processos dos pacientes, por exemplo:

Lúcia se consultou em outubro de 2021 com um clínico geral. Nesta consulta, o médico solicitou alguns exames, incluindo um hemograma completo. Ao se consultar com um endocrinologista em dezembro, após realizar os exames solicitados, o profissional consegue visualizá-los ao utilizar um sistema integrado, sem precisar solicitar novamente o mesmo exame e agilizando o diagnóstico ou tratamento de Lúcia.

Deste modo, a tecnologia acaba influenciando e tornando a gestão de saúde pública ainda mais ágil e eficaz, tanto para o paciente quanto para o profissional de saúde. Afinal, é possível ter controle sobre os dados referentes à doenças passadas, atendimentos que foram realizados, internações, medicações prescrevidas, lista de vacinação, etc. 

Isso aumenta a qualidade de vida para quem usufrui do sistema e ainda otimiza os recursos disponíveis.

Quais são as principais tecnologias que podem ser aplicadas na gestão de saúde pública?

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1. Prontuário eletrônico

O prontuário eletrônico otimiza os atendimentos e acaba sendo um aliado na garantia dos direitos dos cidadãos. 

Isso acontece porque, ao utilizar um prontuário eletrônico, a segurança e controle dos dados dos pacientes se torna mais eficaz, impedindo que as informações acabem sendo perdidas ou que demorem de ser encontradas. 

Além disso, os dados podem ser acessados de maneira virtual, independente da hora. 

2. Telemedicina

Uma tecnologia que avançou muito durante a pandemia foi a telemedicina, este método além de trazer inúmeros benefícios para a saúde, foi uma das formas mais indicadas para a realização de consultas sem expor o paciente a uma possível contaminação pelo vírus.

A consulta realizada de forma remota e virtual, possibilitou que pacientes fossem atendidos por profissionais de forma mais rápida do que se fossem consultas presenciais.

3. Aplicativos

Os aplicativos são grandes aliados na hora de centralizar as informações dos pacientes em um só lugar. Além disso, permite que sejam acessados a qualquer hora e em dispositivos móveis.

Isso otimiza o tempo gasto para conseguir enfrentar determinadas burocracias para acessar esses dados e também, diminui as filas dentro das unidades de saúde.

4. Testes Laboratoriais Remotos (TLRs)

Essa tecnologia, que ainda está em avanço no Brasil, permite que exames e testes sejam realizados fora dos laboratórios de análises clínicas.

Dessa forma, é possível realizá-los em qualquer lugar, ampliando o acesso à saúde para pessoas que vivem em locais que não possuem laboratórios próximos e atendendo um número maior de pacientes durante o mesmo período.

Quais são as vantagens que a tecnologia oferece para a gestão pública de saúde?

Se você chegou até aqui, é possível que já tenha compreendido que a tecnologia é sim uma grande aliada na hora de pensar em uma gestão de saúde pública mais desenvolvida e que gere um impacto maior na vida dos pacientes.

Por isso, separamos alguns pontos para você entender como funciona na prática essas melhorias.

Confira 3 vantagens que tecnologia oferece:

  1. Segurança e Transparência nos dados 

Algo muito importante dentro do universo da saúde é garantir segurança e transparência em relação aos dados dos pacientes.

A tecnologia atua diretamente neste ponto, possibilitando que profissionais e instituições de saúde se aprofundem ainda mais em proteger as informações coletadas.

Atualmente, existem alguns métodos, como o uso da biometria, QR Code, validação em dois fatores e reconhecimento facial, por exemplo. Todos eles auxiliam na identificação do paciente e principalmente em confirmar quais foram os processos já realizados por ele.

Por exemplo, um atestado médico acompanhado de um QR Code ou código de verificação de autenticidade pode comprovar a veracidade do documento de maneira prática e rápida.

  1. Acesso à informação sem sair de casa

O avanço da Covid-19 mostrou que é muito importante oferecer dados e informações aos pacientes sem precisar que comparecem em alguma unidade de saúde.

Isso intensificou o uso da tecnologia de alta performance nos últimos anos para agrupar os dados necessários em um único aplicativo, por exemplo.

Sendo assim, o paciente consegue com um único dispositivo eletrônico, acessar os seus dados, desde o prontuário médico, como também solicitar consultas, exames, procedimentos, consultar resultados e até mesmo comprovar que a vacinação está em dia.

Tudo isso na tela de um celular, notebook ou tablet e a qualquer hora do dia.

Genial, né?

  1. Gestão de saúde integrada

Indo de encontro ao ponto anterior, contar com uma gestão de saúde pública integrada é um diferencial na hora de garantir agilidade e praticidade no atendimento.

Ao utilizar a tecnologia, o uso de papéis e das famosas pilhas de prontuários diminuem, possibilitando que os profissionais de saúde acompanhem o histórico do paciente e cadastrem as informações durante e após as consultas realizadas.

Além disso, é possível monitorar o uso de medicamentos, diminuir as filas nas recepções e nas salas de espera.

Agora que você sabe como a tecnologia pode ser uma forte aliada na gestão de saúde pública, conheça mais sobre a ferramenta Dr. TIS Telemedicina, que é uma solução de saúde a distância que possibilita que consultas sejam realizadas por meio da internet. Nosso software de Telemedicina foi projetado para conectar pacientes, médicos e instituições de saúde com praticidade e segurança.

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