fbpx
Blog

A importância do uso do PACS na medicina

PACS na medicina

Já sabemos que a saúde tem sido cada vez mais influenciada pelo avanço da tecnologia, isso tem trazido inúmeros benefícios, tanto para instituições de saúde, como também para pacientes. Isso explica porque nos últimos tempos, temos falado tanto sobre a importância do uso do PACS na medicina.

Se ainda não ouviu falar sobre o Picture Archiving and Communication System, mais conhecido como PACS, saiba que o sistema tem sido um grande diferencial na hora de tornar o acesso à imagens médicas de forma mais acessível e ágil.

Sua principal função é gerenciar e armazenar imagens médicas e compartilhar com os médicos, pacientes, profissionais de saúde e instituições de saúde.

Continue a leitura e saiba mais sobre a importância do uso do PACS na medicina!

O que é o PACS?

Você provavelmente já usufruiu dos benefícios do PACS quando recorreu a um laboratório de exames, clínica ou a um hospital.

Isso porque o PACS é utilizado para armazenar os exames de imagens e compartilhar com o médico e com o paciente o resultado, além de ser útil durante todo o processo, desde o momento de realização do exame, até no diagnóstico, análise do laudo e monitoramento das etapas.

Em outras palavras, ele é responsável não só por garantir resultados de exames de forma segura e assertiva, mas também, por facilitar a comunicação entre todos os pilares do sistema de saúde e principalmente, permitir que sejam acessados a qualquer hora ou qualquer lugar.

Além de diminuir alguns aborrecimentos, já que antes da implementação do PACS, a realização de exames e o diagnóstico não aconteciam de forma dinâmica, sem falar na perda das imagens que muitas vezes levava o paciente a realizar um novo exame, obrigatoriamente. 

Como funciona o PACS na medicina?

Como dito anteriormente, o PACS atua diretamente em algumas etapas do sistema de saúde, ou seja, você acaba usufruindo dos seus benefícios mesmo sem saber.

Para entender melhor como funciona, fique atento a esse exemplo:

Marisa é paciente de um mesmo hospital há alguns anos, realizou inúmeros exames e consultas e já está com o tratamento em andamento. Mas por causa do seu trabalho, ela vai precisar se mudar para outra cidade e seguir com o acompanhamento por lá. Para isso, precisa levar seus exames, histórico médico e outros documentos que são importantes. 

O PACS é um grande aliado nesse caso, afinal, possibilita que os laudos e exames do paciente sejam compartilhados com o novo médico, auxiliando na continuação do tratamento.

Para entender melhor como o PACS funciona na medicina, é importante entender como ele funciona:

Inicialmente, ele captura imagens médicas, como nos exames de tomografia, mamografia, raio X, ressonância, entre outros. Mas engana-se que para por aí, após a captura, ele transmite as imagens para um servidor na nuvem, garantindo os dados coletados no exames.

Depois disso, o PACS armazena as informações do paciente e depois compartilha com as partes interessadas, como médico, profissional de saúde, paciente, etc.

Tudo isso com segurança, agilidade e precisão.

Como a tecnologia do PACS impacta na medicina?

O avanço tecnológico impactou inúmeros setores, mas sem dúvida, a medicina é uma das mais impactadas e vem trazendo inovação para dentro dos hospitais, clínicas e emergências, por exemplo.

E no caso de imagens médicas, o PACS é um sistema indispensável, já que ele potencializa o fluxo de trabalho e garante a integração entre outros setores, sem falar que gerencia e monitora essas imagens, auxiliando a equipe médica.

Isso porque diminui a burocracia dos processos, apoiando médicos em suas funções e aumentando a segurança e assertividade dos laudos médicos, o que melhora a qualidade do diagnóstico, já que também possibilita o acesso remoto a essas informações, de maneira segura e assíncrona.

Ebook PACS na Nuvem

Como aplicar o PACS na medicina?

Lembre-se que para contar com o PACS na medicina, é importante investir em um provedor de TI especializado. Isso porque compreender como a instalação é realizada, qual a configuração adequada e como utilizar os dados, aparelhos e equipamentos é algo que somente a tecnologia permite fazer.

Além disso, é preciso ter uma equipe de profissionais que saiba manusear o sistema, afinal, é isso que garante um bom funcionamento, já que ao compreender como funciona a tecnologia, mais fácil se torna utilizá-lo. Por isso é importante investir em treinamento, tanto teórico quanto prático. 

Um dos primeiros passos é ter o projeto, entender qual a demanda de trabalho e qual solução tem sido pensada para resolver o problema.

PACS e a telemedicina

Pode-se dizer que o PACS é um forte aliado da telemedicina, já que permite a integração entre o sistema é uma plataforma digital de saúde, e por lá emitir laudos, solicitar diagnóstico e até mesmo uma segunda opinião, caso seja necessário.

E o melhor: os resultados são entregues muito mais rápido, sem perder a qualidade. Outro ponto importante é sobre o compartilhamento dos dados médicos que, dessa forma, permite que sejam acessados remotamente, o que pode ser um benefício e tanto para alguns pacientes.

Além disso, é possível acompanhar como o equipamento que conta com um sistema PACS oferece imagens com qualidades melhores, sem falar no armazenamento que otimiza o acesso ao histórico médico. Agora que você já sabe mais sobre o PACS e qual a sua importância na medicina, que tal conhecer mais sobre os serviços que a Dr. TIS oferece? Navegue pelo nosso blog e descubra mais sobre os nossos serviços.  Somos uma solução de saúde a distância que possibilita que consultas sejam realizadas por meio da internet. Nosso software de Telemedicina foi projetado para conectar pacientes, médicos e instituições de saúde com praticidade e segurança. Saiba os detalhes clicando aqui.

Conheça a plataforma Dr. TIS e receba os conteúdos dos nossos especialistas

Cadastre-se

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

💬 Fale Conosco