fbpx
Blog

Quais os benefícios do PACS no Hospital?

PACS no Hospital

O PACS é um sistema fundamental voltado à gestão de imagens médicas. É uma facilidade para conectar pacientes, profissionais e instituições de saúde de forma segura, ágil e assertiva.

Não há como falar em saúde sem mencionar o avanço da tecnologia e como isso otimiza os processos, melhorando a vida dos profissionais e também dos pacientes. Um bom exemplo disso são os benefícios do uso do PACS no hospital.

Continue a leitura e conheça os benefícios!

O que é o PACS?

É um sistema que utiliza computadores periféricos e aplicativos para lidar com imagens médicas, tudo isso com segurança, já que as informações são criptografadas e somente pessoas autorizadas podem acessar.

Em outras palavras, é a forma utilizada para armazenar e gerenciar imagens, além de compartilhar com os médicos, profissionais de saúde e pacientes o resultado final.

Deste modo, é possível visualizar exames e laudos dos pacientes facilmente, sendo um aliado para agilizar os atendimentos e garantir um diagnóstico rápido e assertivo, podendo inclusive compartilhá-los com outros médicos, a fim de ter uma segunda opinião, quando necessário.

Ebook PACS na Nuvem

Como funciona o sistema PACS?

Você já sabe que o PACS é um sistema que otimiza os processos dentro do hospital, tornando tudo mais fácil para os pacientes e médicos.

Mas antes de entender quais são os benefícios do PACS Cloud, é importante saber como o sistema funciona e quais são as etapas.

Resumidamente, o PACS se divide em cinco etapas até chegar na mão do profissional ou do paciente, são elas:

  1. Captação de imagens;
  2. Transmissão de imagens do equipamento para o sistema;
  3. Armazenamento de dados em um servidor próprio ou na nuvem;
  4. Disponibilização dos dados no formato digital;
  5. Acesso dos exames e/ou laudos por pacientes e profissionais autorizados.

Com isso, o PACS se torna um grande aliado aos hospitais, já que otimiza a logística de imagem da instituição, possibilitando a entrega de resultados de forma mais rápida e facilitando o diagnóstico correto dos pacientes.

Quais são os benefícios do uso do PACS no hospital?

O PACS é bastante utilizado em hospitais devido aos grandes benefícios que esse tipo de sistema pode trazer para a rotina diária.

Desde o armazenamento seguro e organizado das informações até um escalonamento de quais são os laudos que devem ser feitos no momento, o PACS atua diretamente na otimização de processos que, feitos manualmente, apresentariam uma demora maior, além de facilitar os erros na hora de laudar.

Confira agora os 4 principais benefícios do uso do PACS no hospital:

Informações seguras a qualquer hora

Como o PACS oferece o armazenamento dos exames e laudos na “nuvem”, os médicos e profissionais de saúde podem acessá-los a qualquer momento e inclusive comparar com os resultados antigos, mesmo que o paciente não tenha em mãos os documentos.

Além de facilitar o atendimento e torná-lo mais ágil tanto para o paciente quanto para o médico, o sistema também oferece uma precisão maior na hora do diagnóstico, principalmente em casos de pacientes com doenças crônicas que já possuem um histórico médico e precisam de suas informações quando chegam ao hospital.

Outro ponto importante é que os exames e laudos acabam ficando armazenados na nuvem do sistema, podendo solicitar as imagens do procedimento anos depois, caso seja necessário.

Otimização dos processos do PACS no hospital

Dentro de um hospital, o PACS armazena, organiza e disponibiliza as imagens ao radiologista e em seguida ao médico que solicitou o exame.

Ele aproxima os setores de um hospital, agilizando o processo de envio do laudo até chegar nas mãos do profissional, ou seja, este processo reduz o tempo para ter acesso aos resultados. 

Além disso, oferece auxílio na leitura das imagens, tornando o diagnóstico mais assertivo e seguro.

Reduz os custos e apoia a sustentabilidade

Já parou para pensar na quantidade de papel, filme e tinta que são utilizadas para realizar as impressões de tantos laudos e exames? O PACS oferece todos os dados e informações necessárias de meio digital e rápido, não sendo necessário realizar a impressão dos resultados.

Um hospital que tem sua logística aliada ao PACS, tem seu custo com equipamentos, material e mão de obra reduzido. E isso é um grande benefício financeiro, mas não só!

Além de economizar a verba destinada à impressão, o hospital também ajuda na preservação do meio ambiente, tornando- se uma organização mais sustentável e que se preocupa com o impacto de suas ações.

Este é um ponto fundamental nos dias de hoje, já que os valores e princípios de uma instituição devem ser levados em conta, cumprindo com a responsabilidade social.

Diagnóstico mais claro

A imagem oferecida pelo PACS possui uma resolução elevada, ou seja, a qualidade das imagens faz com que o diagnóstico possa ser definido de maneira mais fácil e rápida.

É claro que um paciente deseja ter este tipo de tratamento ao precisar ser internado em um hospital, por isso, o avanço da tecnologia também torna a relação paciente x instituição mais próxima, além de garantir um tratamento adequado para cada caso.

Mas não é somente o paciente que se beneficia do PACS, os hospitais e profissionais de saúde também conseguem colher os frutos de uma operação automatizada, já que aumenta a produtividade e garante uma análise assertiva.

Agora que você já sabe o que é, como funciona e quais são os benefícios do PACS no hospital, que tal navegar pelo nosso blog e descobrir mais sobre os serviços que a Dr.Tis oferece? Somos uma solução de saúde a distância que possibilita que consultas sejam realizadas por meio da internet. Nosso software de Telemedicina foi projetado para conectar pacientes, médicos e instituições de saúde com praticidade e segurança. Saiba os detalhes clicando aqui.

EBOOK PACS CLOUD DR.TIS
Baixe o e-book e saiba mais.

Conheça a plataforma Dr. TIS e receba os conteúdos dos nossos especialistas

Cadastre-se

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

💬 Fale Conosco