PACS Online e o combate ao desperdício com revelação de filmes

Com o avanço da tecnologia vários setores são atualizados constantemente e um deles é o da medicina. Atualmente não é mais preciso armazenar laudos e filmes de forma física, por exemplo, tudo pode ser guardado em nuvem com o sistema PACS.

Com o armazenamento digital, médicos e pacientes possuem todas as informações de saúde por meio de um clique, o que garante muitas vantagens e aumenta a segurança em relação à saúde, pois evita perdas e confusão nas informações.

O que é o PACS?

Essa sigla, traduzindo do inglês para o português, quer dizer Sistema de Comunicação e Arquivamento de Imagens. Ou seja, é um tipo de sistema digital onde é possível armazenar imagens médicas em clínicas e hospitais, sem necessidade de impressão.

Com isso, os exames de um paciente podem ser acessados em qualquer setor do hospital, o que facilita muito o monitoramento dos laudos e o fluxo de atendimento dos médicos e profissionais da saúde.

Motivos para adotar esse sistema

Um dos principais motivos é que o PACS evita que os documentos físicos se percam, o que pode ocorrer na locomoção de uma ala a outra do hospital ou por descuido do próprio paciente que precisa guardar seus exames em casa.

Com isso, além do médio poder acessar todas as imagens e exames do paciente por meio do computador ou celular no momento do atendimento, é possível buscar imagens de outras ocasiões para comparações ou complementação de diagnóstico.

Outro grande motivo é a qualidade que a resolução das imagens apresenta, que é muito superior à qualidade impressa. Isso permite que o profissional tenha maior clareza no diagnóstico e garante um atendimento mais rápido e seguro.

A agilidade é um ponto crucial nesse tipo de sistema, pois é possível acessar o conteúdo do exame logo após a realização. Isso diminui o tempo de espera do paciente e permite que o médico ofereça maior conforto.

Combate ao desperdício

Quando a clínica ou o hospital aderem ao PACS online, outra grande vantagem adquirida é a redução de desperdício.

Essa redução, em um primeiro momento, é referente aos valores gastos com os filmes, pois para que os exames sejam impressões, o valor gasto é alto entre todos os materiais necessários.

Essa economia permite que o orçamento, antes gastos em impressões, possa ser investido em outros setores da saúde, como em equipamentos ou medicações.

E essa redução de desperdício também tem outro grande impacto, o ambiental. Muitas vezes as imagens e diagnósticos são descartadas depois de um certo tempo, o que gera acúmulo de descartes e compromete o meio ambiente.

Com o PACS online isso não ocorre, pois os documentos podem ficar armazenados pelo tempo que for necessário e quando não houver mais necessidade, basta realizar a exclusão digital.

PACS como central de informações

Nesse sistema é possível armazenar, além das imagens, todos os tipos de informações do paciente, como resultados e agendamentos. Isso torna o atendimento muito mais otimizado e prático, pois centraliza as informações em um só lugar.

Com todas essas vantagens que o sistema digital apresenta, o atendimento médico ganha outro aliado e se torna mais seguro e ágil, o que é essencial para que o cuidado com a saúde do paciente seja eficiente.

Ficou interessado em saber mais sobre o PACS online? Preencha o formulário de interesse e descubra muitas outras vantagens que fazem diferença na hora do diagnóstico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *