A medicina evolui constantemente e de forma cada vez mais acelerada. Os tradicionais consultórios médicos, por exemplo, já não dependem de espaço físico. Com a chegada da pandemia — e a regulamentação temporária da teleconsulta —, a adesão ao chamado consultório virtual só cresce. Ele permite o contato entre médicos e pacientes à distância, facilitando, em alguns casos, diagnósticos e acompanhamento de pacientes crônicos, que moram em locais remotos ou que têm algum problema de locomoção.
O que é um Consultório Virtual?
O Consultório Virtual é uma ferramenta de telemedicina que possibilita o atendimento médico à distância em um ambiente digital. Por chamada de áudio e vídeo, médicos podem fazer anamnese de pacientes, indicar diagnósticos, fazer requisição de exames, fornecer receitas e manter o acompanhamento de casos que não precisam de avaliação física presencial.
Entre os serviços disponíveis para consultórios virtuais, estão:
• Agenda para marcação de consultas;
• Acesso e armazenamento de exames digitais;
• Elaboração e envio de receituário digital;
• Armazenamento do prontuário digital;
• Área de cadastro do paciente;
• Espaço para pagamento.
Todos os dados se ficam disponíveis na nuvem, dentro do ambiente digital. Dessa forma, médicos e pacientes autorizados podem acessar as informações trocadas durante a consulta em qualquer lugar.
Vantagens do Consultório Virtual
O consultório virtual tem algumas vantagens em relação aos consultórios tradicionais. Entre elas:
• Economia de tempo: Isso vale tanto para o paciente quanto para o médico — que não precisarão se deslocar para fazer a consulta. O profissional também consegue fazer encaixes na agenda e acessar, rapidamente, o histórico e os exames dos pacientes através de qualquer equipamento que tenha acesso à internet — celular, tablet ou computador.
• Economia de dinheiro: os custos para a manutenção de um consultório virtual giram em torno da mensalidade da ferramenta de telemedicina e do valor da contratação de um pacote de internet.
• Agilidade e praticidade na marcação de consultas: Os pacientes podem acessar o agendamento online a qualquer momento sem depender de uma ligação telefônica para encontrar o melhor horário. Para os médicos, a vantagem é não depender de uma secretária para cumprir com essa demanda.
• Flexibilidade: Como o consultório funciona em um ambiente digital, permite que médicos e pacientes acessem dados, prontuários e resultados de exames a qualquer hora do dia — desde que autorizados.
Como montar um Consultório Virtual
Para montar um consultório virtual, é necessário contratar uma plataforma segura de telemedicina que ofereça os serviços descritos acima. As ferramentas também são capazes de integrar dados já digitalizados. Além disso, a maioria das plataformas permite personalizar o ambiente virtual (cores e logomarca) — gerando uma imediata identificação por parte do paciente.
Segurança
Escolha uma plataforma de telemedicina que tenha um sistema de segurança próprio e que já atue de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados. A nova legislação foi criada para proteger informações cadastradas na ferramenta.
Quer conhecer uma plataforma de telemedicina que já está de acordo com a LGPD? Clique aqui, preencha nosso formulário e nós mostramos para você todos os serviços disponíveis para montar o seu consultório virtual com agilidade e segurança.
Leia também o artigo Como a plataforma de telemedicina aproxima médicos e pacientes?