fbpx
Blog

A telemedicina na jornada do paciente idoso

telemedicina paciente idoso dr tis

Pacientes idosos, assim como aqueles com doenças crônicas, precisam de um acompanhamento médico contínuo e, muitas vezes, multidisciplinar. Porém, com o avanço da idade, a locomoção fica mais difícil e pode interferir nesse processo.

Por isso, a Telemedicina se tornou uma grande aliada. A possibilidade de ser atendido à distância, no conforto de casa, é uma vantagem e tanto para esse grupo de pacientes.

Como funciona a telemedicina?

Fazendo um breve resumo, a telemedicina surgiu na Nasa, quando as equipes de solo precisavam monitorar a saúde dos astronautas em missão fora da Terra. Com o tempo, especialistas perceberam que essa solução poderia ser utilizada para ampliar o alcance da medicina. 

Hoje, especialmente depois da pandemia, a prática oferece consultas médicas e a possibilidade de manipulação e armazenamento de exames de imagens com emissão de laudos. Só é necessário um aparelho com conexão à internet — celular, tablet ou computador. 

A telemedicina traz vantagens como:

  • ampliação do acesso à saúde — seja por comunidades distantes, seja por pacientes com dificuldades de locomoção ou imunodepressivos;
  • economia de tempo — porque não exige deslocamento;
  • conforto — especialmente por parte dos pacientes;
  • agilidade no diagnóstico;
  • redução de custos — tanto para médicos como para pacientes;
  • entre outros.

Vantagens da Telemedicina para o paciente idoso

Para pacientes idosos, os atendimentos à distância significam conforto e segurança. Primeiro, porque evita o deslocamento. Segundo, porque, dependendo da distância, pode agilizar uma tomada de decisão que, às vezes, evita consequências graves. Em terceiro, porque o paciente consegue manter consultas médicas, de fisioterapia e até de apoio psicológico. Além disso, ficando em casa, os pacientes com imunidade baixa diminuem o risco de exposição a outras doenças porque deixam de circular em ambientes hospitalares. 

Cuidados ao escolher onde realizar seu acompanhamento em telemedicina

Na consulta à distância, além da escolha do médico, o paciente precisa considerar uma série de fatores ligados à plataforma pela qual será realizada a consulta. Essa plataforma precisa ser de fácil acesso, oferecer um ambiente virtual intuitivo, possuir ferramentas de exames e laudos médicos e, claro, estar de acordo com as exigências da Lei Geral de Proteção de Dados — oferecendo toda a segurança para as informações trocadas durante a consulta com criptografia de dados. Agendamento online, central de laudos e portal de resultados são outras ferramentas importantes, mas que só uma boa plataforma pode oferecer.

O mesmo cuidado vale para os médicos que pretendem aderir à prática da telemedicina. É importante conhecer todas as possibilidades oferecidas pela plataforma para garantir a segurança do trabalho realizado na consulta virtual.

Ficou interessado? Podemos ajudar você! Se você é profissional de saúde e quer conhecer melhor a plataforma de Telerradiologia e Telemedicina da Dr.TIS, basta preencher o formulário de interesse que, em breve, entraremos em contato. Nossa equipe está preparada para apresentar cada uma das ferramentas e tirar todas as suas dúvidas.

ebook tele banner Prancheta 1 copia 4

Conheça a plataforma Dr. TIS e receba os conteúdos dos nossos especialistas

Cadastre-se

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

💬 Fale Conosco