fbpx
Blog

Plataforma on cloud de telemedicina: como funciona e suas vantagens

Telemedicina Cloud

O conceito de medicina à distância não é novo. A prática foi impulsionada pela chegada da pandemia e pela necessidade de isolamento social. Foi preciso acelerar um processo que ainda era lento no Brasil. Por isso, as plataformas de telemedicina on cloud — aquelas com armazenamento de dados em nuvem — apareceram com tanta força. São sistemas baseados na Internet que contam com recurso seguro de armazenamento escalável. O que isso significa?

Como o número de instituições de saúde, profissionais e pacientes que aderem a esse novo modelo só cresce, o volume de informações confidenciais — como prontuários médicos, exames, laudos, receitas — também aumenta na mesma velocidade. Imagina depender de um servidor físico em um momento como este? Implica em custos com uma boa equipe de Tecnologia da Informação que atualize constantemente o sistema — em termos de segurança e espaço. Não é uma tarefa fácil — nem barata.

Além disso, as plataformas de telemedicina permitem integrar uma infinidade de dados com uma infinidade de sistemas diferentes — permitindo acesso a profissionais autorizados em qualquer lugar do mundo. Um médico pode laudar um exame à distância e enviar o diagnóstico para o paciente sem que ele precise sair de casa. É comum integrar sistemas de informação médicas, como RIS (Sistemas de Informações de Radiologia) e PACS (Sistema de Comunicação e Armazenamento de Imagem).

As plataformas on cloud de telemedicina tornam possível o trânsito de informações sem a necessidade de acumular papel em arquivos físicos. Isto representa ganho de tempo, economia e praticidade.

cloud

Funcionamento das plataformas

Tanto médico como paciente têm acesso à plataforma por meio de login e senha. O agendamento da consulta pode ser realizado pelo próprio sistema, que será alimentado com histórico do paciente. Esses dados facilitam o acompanhamento detalhado do tratamento — que é atualizado a cada consulta e pode ser verificado por pessoas autorizadas a qualquer momento em qualquer dispositivo com acesso à internet

Ao acessar a plataforma, o paciente encontra um ambiente virtual com consultórios de vídeo-chamada. Além de atualizar o prontuário, o médico pode prescrever receitas e solicitar exames com certificação digital.

Leia também o artigo: A experiência do paciente digital: como conquistá-lo com a telemedicina

Confira as vantagens das plataformas on cloud de telemedicina

É uma possibilidade que agiliza atendimentos economizando tempo e dinheiro. Os custos são menores e, em casos que não sejam graves — como avaliação de exame ou acompanhamento de tratamento crônico, por exemplo —, a prática evita o deslocamento desnecessário de moradores de áreas remotas, idosos, pacientes imunodepressivos ou pessoas com dificuldade de locomoção.

No caso de médicos e instituições de saúde, além da comodidade, é possível desafogar hospitais e consultórios, prestar melhor atendimento presencial, diminuir custos, aumentar o número de pessoas atendidas e garantir mais segurança para os dados.

Plataformas seguras são criptografadas de ponta a ponta, o que significa que as informações transitam na rede através de códigos para impossibilitar a leitura por pessoas não autorizadas. Essas ferramentas também oferecem certificação digital para assinatura eletrônica. Ou seja, garantem autenticidade dos documentos. 

Ficou interessado? Podemos ajudar você! Se você é profissional de saúde e quer conhecer melhor a plataforma de Telerradiologia e Telemedicina da Dr.TIS, basta preencher o formulário de interesse que, em breve, entraremos em contato. Nossa equipe está preparada para apresentar cada uma das ferramentas e tirar todas as suas dúvidas.

Conteúdo bônus: Saúde 5.0 X Saúde 4.0: o impacto das inovações tecnológicas na saúde

Conheça a plataforma Dr. TIS e receba os conteúdos dos nossos especialistas

Cadastre-se

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

💬 Fale Conosco