fbpx
Sem categoria

Saúde 5.0: Tudo o que você precisa saber

Saúde 5.0

Já se tornou comum falar sobre como a tecnologia é presente no dia a dia da rotina hospitalar, né? Mas, nos últimos anos, ferramentas e soluções cada vez mais tecnológicas têm sido aplicadas, seja para otimizar a rotina dos profissionais de saúde, para oferecer um atendimento especializado aos pacientes, armazenar dados e mantê-los conectados e é aí que a Saúde 5.0 entra.

Não se trata somente de inserir a tecnologia nos processos de saúde, mas sim, envolvê-la em cada etapa, possibilitando que o paciente tenha acesso a uma experiência muito melhor e inovadora, além de poder ter acesso a todos os seus dados, informações e tratamentos com único click. 

Ficou curioso? Continue a leitura e saiba mais sobre a Saúde 5.0

O que é saúde 5.0?

A saúde 5.0 é um conceito que tem sido abordado em diversas áreas da saúde. Há muito tempo falamos sobre tecnologia, mas a inovação tem sido a bola da vez, já que manter médicos e pacientes conectados pode trazer muitos benefícios para o sistema de saúde.

Por mais que a tecnologia esteja presente em equipamentos, nos computadores e nas técnicas utilizadas pelos médicos e profissionais de saúde, este setor foi um dos últimos a implementar a tecnologia como um processo de otimização e impulsionamento. 

Até então ouvíamos falar sobre saúde 4.0 e sistemas integrados, mas agora, com a chegada da saúde 5.0, não basta apenas os sistemas serem integrados, é preciso que estejam integralmente conectados entre si e que os pacientes consigam acessá-los facilmente. Ou seja, em outras palavras, é necessário que o protagonista seja o paciente.

Por exemplo, quando um paciente que já recebeu seu diagnóstico e tratamento consegue ter acesso às suas informações médicas, é possível integrá-las com dispositivos como a Alexa, por exemplo, que pode auxiliá-lo a encontrar outros tratamentos e possibilidades para cada caso.

Como a saúde 5.0 pode ser aplicada?

Com a revolução digital, cada vez mais estamos conectados na internet e os dispositivos móveis são grandes aliados para acessar informações. Hoje em dia é comum visualizar exames, diagnósticos e realizar consultas médicas remotamente, através da telemedicina.

Assim, a saúde 5.0 consegue oferecer uma experiência humanizada e personalizada para cada paciente. Agora, o foco não é mais somente otimizar a rotina médica, mas sim, garantir que pacientes consigam ter mais autonomia durante sua jornada.

Além da alexa, o uso de relógios que controlam o batimento cardíaco pode auxiliar o médico a compreender a situação de cada paciente, além de oferecer informações importantes para o eletrocardiograma. A inteligência artificial também vem sendo muito utilizada para auxiliar no tratamento e indicar medicamentos para cada caso.

E é claro, também é possível realizar consultas a distância, visualizar prontuário eletrônico, manter uma comunicação mais assertiva com o paciente, analisar dados, obter orientações médicas e compartilhar informações mais rapidamente.

Telemedicia, big data, inteligência artificial (IA), dispositivos portáteis, internet das coisas, tudo isso são ferramentas imprescindíveis para a saúde 5.0, é dessa maneira que a conectividade pode ser aplicada.

Conectividade como pilar

A grande inovação da saúde 5.0 é o foco no atendimento ao paciente, ou seja, seguir incorporando a tecnologia na saúde, mas não só, garantir que as informações obtidas estarão conectadas durante todo o processo do paciente, tanto para que ele seja o centro de tudo, como também, para que tenha conhecimento de toda a sua jornada.

Além disso, a saúde 5.0 permite que os médicos possam diagnosticar e definir tratamentos com base em dados, ou seja, é possível ter uma visão geral, além de garantir a assertividade dos procedimentos e também, uma interação maior entre os médicos, profissionais de saúde e pacientes. Por isso, armazenar e manter segura as informações captadas é essencial.

De forma prática, a saúde 5.0 permite que todas as informações e dados de um paciente, sejam eles coletados em internações, consultas de rotinas, exames ou terapias, sejam armazenados em um único lugar, de maneira segura, seguindo a lei de proteção de dados e claro, mantendo tudo em conectividade.

Além disso, é possível que o paciente consiga acessar um histórico médico com todas as suas informações ao longo dos anos e é claro, ser monitorado remotamente pelo seu médico, podendo seguir o tratamento mesmo a distância.

Saúde 5.0 é sinal de qualidade de vida e otimização na saúde

Após a pandemia muitos médicos e profissionais da área de saúde enfrentaram longas jornadas de trabalho, o que levou a um adoecimento coletivo e uma exaustão física e mental, também conhecida como burnout.

Dessa forma, profissionais da saúde podem executar suas funções de uma maneira otimizada, já que com a saúde 5.0 há uma conectividade entre os profissionais, pacientes e os equipamentos utilizados para armazenar as informações.

Assim é possível oferecer aos pacientes o acesso à saúde de maneira inovadora e eficaz, além de garantir um diagnóstico seguro, já que ao aplicar tecnologias, dados e a conectividade na medicina, é possível analisar dados e entregar melhores resultados.

Agora que você já sabe mais sobre a Saúde 5.0, que tal navegar pelo nosso blog e descobrir mais sobre os serviços que a Dr.Tis oferece? Somos uma solução de saúde a distância que possibilita que consultas sejam realizadas por meio da internet. Nosso software de Telemedicina foi projetado para conectar pacientes, médicos e instituições de saúde com praticidade e segurança. Saiba os detalhes clicando aqui.

Ebook Telemedicina Dr. TIS

Gostou do conteúdo? Deixe um comentário no campo abaixo ou entre em contato para mais informações.

Conheça a plataforma Dr. TIS e receba os conteúdos dos nossos especialistas

Cadastre-se

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

💬 Fale Conosco